Nome com restrição: Saiba como conferir e regularizar a situação de seu CPF

Ao realizar alguma compra ou solicitação de crédito, a empresa tem o direito de receber o valor no prazo estabelecido. Caso isso não ocorra, o nome do devedor é repassado aos órgãos de proteção ao crédito sobre a dívida. Com isso, o titular fica com o nome com restrição. Descubra, a seguir, como conferir e regularizar a situação do CPF.

Saiba como conferir e regularizar a situação de seu nome com restrição
Saiba como conferir e regularizar a situação de seu nome com restrição (Imagem: energepic.com/Pexels)

Atualmente, alguns órgãos de proteção de crédito podem ser utilizados pelas empresas credoras para indicar a pendência. Entre estes, estão inclusos o SPC e o Serasa. A partir do momento em que o informe sobre a dívida é repassado, o órgão entra em contato com o consumidor para que o valor possa ser pago.

Caso o pagamento não ocorra dentro dos parâmetros estabelecidos, o nome estará em situação irregular diante desses serviços. Dessa forma, a pessoa negativada poderá ter mais restrições para realizar um financiamento, solicitar empréstimo, adquirir cartão de crédito, entre outros.

Com relação a divida, esta pendência pode se referir à dívida de qualquer tipo, como de telefone, água, energia, faturas de cartão de crédito, entre outros. Sendo assim, o titular deve estar atento a qualquer falta de pagamento para evitar o nome com restrição.

Para conferir a situação atual do nome, a pessoa tem a possibilidade de verificar pelo site do Serasa, por exemplo. A consulta pode ser feita por meio de um cadastro com o número do CPF, além do envio de informações solicitadas pelo site. Não há custo adicional para o acesso.

Outra vantagem existente do acesso pelo Serasa é a indicação da pontuação pelo score. Por meio de uma avaliação de 0 a 1000, as instituições financeiras saberão o nível de confiança do titular do CPF. Quanto maior o número, maiores são as chances de ter um crédito aprovado.

Como regularizar o CPF

O nome da pessoa pode ser limpo por meio da quitação da dívida, diretamente com a instituição financeira em que ocorreu a dívida. Ao pagar todas as pendências para a instituição, o CPF deverá estar regularizado em até cinco dias úteis.

Outro problema que pode acontecer é de ter a dívida vinculada ao nome de forma indevida. Caso a pessoa perceba o problema, deverá informar à instituição sobre o ocorrido para que possa regularizar a situação.

Vale lembrar que, se houver novas dívidas, o nome estará novamente sujo. Para evitar situações de dificuldades nas finanças, o controle e planejamento do fluxo de dinheiro se tornam essenciais na vida da pessoa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.