Como negociar dívidas estando com o CPF negativado? Veja aqui!

Quitar as dívidas é um dos primeiros passos para conseguir limpar o nome e ficar com o CPF regularizado. Algumas plataformas oferecem serviços que te ajudam a entender a atual situação do seu nome e em que estado estão suas dívidas. Além disso, proporcionam maneiras que podem te ajudar a negociar os débitos, mesmo estando com o CPF negativado. 

Como negociar dívidas estando com o CPF negativado? Veja aqui! (Imagem: reprodução/Google)

Para saber se o seu nome está sujo, a forma mais simples é realizar uma consulta no site ou no aplicativo do Serasa. As versões para celular estão disponíveis nas lojas de aplicativos de aparelhos Android e iOS. 

Por meio das plataformas do Serasa é possível realizar a consulta gratuita dos seus dados e compreender a situação do seu nome. Para isso, basta informar o número do CPF, o seu nome completo, a data de nascimento e também um e-mail e senha, para que seja gerado um login.

Com o Serasa você consegue, além de saber a situação do seu CPF, ver também como está a sua regularidade junto à Receita Federal. Ademais, você encontra também o serviço Serasa Score, que é um sistema que pontua de 0 a mil os bons e maus pagadores no mercado. 

Diversas empresas utilizam os pontos do Serasa Score na hora de decidir se vão te proporcionar a realização de um empréstimo, adquirir um novo cartão de crédito, realizar algumas compras, por exemplo.

Como negociar as dívidas?

As dívidas podem ser negociadas diretamente com as empresas ou por meio de feirões. Os usuários podem ficar atentos as plataformas do Serasa. Pois, lá é possível encontrar diversas datas de feirões de renegociação de dívidas que são realizados. 

Renegociação da dívida limpa o nome?  

Sim! Se o consumidor optar pela renegociação dos valores devidos, o nome também deve ser limpo. Ao quitar a primeira parcela do montante, o nome já tem que ser retirado da lista de devedores. O prazo é de cinco dias úteis. 

Contudo, caso o consumidor atrase as parcelas ou deixe de pagar algum valor, o nome pode se tornar inadimplente novamente. 

Quanto tempo demora para o nome “ficar limpo”?

De acordo com a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito, “até cinco dias úteis é o prazo em que as empresas credoras usualmente solicitam a retirada do nome do consumidor do banco de dados de proteção ao crédito” após o pagamento da dívida.

Ou seja, caso você já tenha quitado sua dívida que está devendo, é preciso aguardar até cinco dias úteis. Em seguida, o seu nome fique limpo novamente. 

Contudo, ainda segundo a associação, “esse período pode variar um pouco devido ao prazo de compensação bancária”. Ou seja, tudo vai depender de como o pagamento foi realizado.

Caso, por exemplo, a quitação tenha sido feita por boleto, é preciso esperar a confirmação do pagamento.