Os eleitores que não puderam comparecer ao 1º turno das eleições 2020 no último domingo (15), podem justificar a sua falta no aplicativo e-título. Mas os eleitores devem ficar atentos ao prazo e as regras para realizarem o processo.
No dia da eleição, o aplicativo foi muito acessado e por isso ficou congestionado. Logo, muitos eleitores não conseguiram justificar a sua ausência na votação.
Aqueles que não justificarem a ausência dentro do prazo estipulado devem pagar multa para regularizar a situação.
A justificativa agora pode ser feito no aplicativo e-Título ou por meio do site do próprio TSE até 14 de janeiro, para ausência no 1º turno.
Como justificar ausência nas eleições 2020?
Site
- O eleitor deve entrar no site justifica.tse.jus.br, plataforma digital criada especialmente para justificar o seu voto pelo navegador;
- Em seguida, acesse ‘Iniciar requerimento de justificativa’;
- Preencha todo o formulário com informações como o Título Eleitoral, nome e data de nascimento. Por fim, selecione a caixa ‘Não sou um robô’ para prosseguir;
- Adicione seus dados pessoais como e-mail e telefone para contato no novo formulário;
- Após completar outros dados como turno e qual eleição não vai poder participar, descreva em detalhes o motivo de não poder comparecer no dia da votação.
Aplicativo
- Baixe a última versão do e-Título disponível para Android ou iPhone;
- Preencha os campos necessários com os seus dados;
- No sistema vai selecionar automaticamente algumas perguntas de segurança para confirmar a identidade do eleitor e vai pedir o cadastro de uma senha.
- No e-Título, na tela principal, acesse ‘Mais opções’ no menu inferior e selecione ‘justificativa de ausência’;
- Em seguida, selecione qual eleição deseja justificar na lista gerada pelo app;
- Preencha o formulário com sua justificativa de ausência.
Os cidadãos que estiverem em débito com a Justiça Eleitoral, não poderão tirar ou renovar passaporte, receber salário ou proventos de função em emprego público, prestar concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
E-titulo
O aplicativo oferece ainda outras funcionalidades e pode substituir o título de eleitor na hora de votar.
Aquelas pessoas que fizeram o recadastramento biométrico, só precisam inserir suas informações no aplicativo e levar o celular para votar. Não é necessário apresentar o título físico ou documento de identificação.
Os eleitores que ainda não fizeram a sua biometria também podem usar o aplicativo para votar, mas precisam levar ainda um documento de identificação para a seção eleitoral, como identidade ou carteira de motorista.