ESTES são os itens mais pesquisados dias antes da Black Friday

Um levantamento feito pelo Google apontou que celulares e eletrônicos estão entre os itens mais pesquisados para a semana da Black Friday. A pesquisa mostrou que essas duas categorias também têm o maior volume de vendas antecipadas, visto que as lojas já oferecem descontos desde o início do mês.

Celulares e equipamentos eletrônicos estão entre os itens mais pesquisados dias antes da Black Friday (Imagem: Freepik/FDR)

Segundo o líder de insights para varejo do Google Brasil, Rodrigo Chamorro, a pesquisa foi realizada com 850 brasileiros entre os dias 6 e 8 de novembro e revelou que os consumidores estão com uma alta expectativa para a data. O especialista frisou também que 62% dos entrevistados pesquisam o que vão comprar com um mês ou mais de antecedência.

“Um estudo encomendado pelo Google e realizado pela Provokers mostrou que 6 entre cada 10 consumidores declararam que irão aguardar a Black Friday para comprar um produto que pretendem adquirir nos próximos 6 meses. A Black Friday de 2020 será sobre fazer bons negócios”

Para Chamorro, esse cuidado de pesquisar os produtos antes das compras, tem relação com a diminuição da renda e com a pandemia da covid-19, que mudou os hábitos dos consumidores e desencadeou uma nova relação com o digital, o que os tornou mais planejados e conscientes antes de fechar qualquer negócio.

Confira as categorias mais pesquisadas antes da Black Friday 2020:

1º Eletrônicos: entre 37% e 34%
2º Celulares: entre 34% e 35%
3º Moda: entre 28% e 24%
4º Eletro e portáteis: entre 25% e 27%
5º Móveis e decoração: entre 21% e 20%
6º Alimentos e bebidas: entre 12% e 16%

Antecipação das compras

A pesquisa encomendada pelo Google também apontou que alguns consumidores anteciparam suas compras para a Black Friday deste ano. Segundo Chamorro, a data se estendeu para a quinta-feira (véspera), a semana, o mês e o pós-Black Friday, se consolidando como uma temporada de compras.

Na opinião do especialista, essa antecipação das promoção feita pelos varejistas é muito válida, principalmente nesse período de pandemia, evitando filas e aglomerações no dia do evento, que este ano ocorre no dia 27 de novembro.

Confira as categorias com maior antecipação de comprar na Black Friday 2020:

1º Moda: 26%
2º Celulares: 23%
3º Eletrônicos: 20%
4º Eletro e portáteis: 19%
5º Móveis e decoração: 14%
6º Alimentos e bebidas: 13%

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!