Uma pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), revelou que pouco mais da metade dos brasileiros pretende comprar algum item durante a Black Friday deste ano. 2.100 consumidores foram entrevistados, entre os dias 2 e 6 de novembro, e 52% deles afirmaram que irão adquirir produtos durante a data de descontos, marcada para a próxima sexta-feira, dia 27 de novembro.
48% não pretendem comprar durante o período
Preocupação com estoque
Mesmo otimistas com a Black Friday, alguns empresários demonstram preocupação com a proximidade da data. Um levantamento da vhsys em parceria com a empresa de tecnologia Stone apontou que 35% das micro e pequenas empresas (MPEs) temem que a falta de estoque atrapalhe as vendas. Já 10% das MPEs estão preocupadas com a dificuldade em atender a alta demanda.
Por outro lado, 31% das empresas revelam estar com o estoque ’em dia’, especialmente com aqueles produtos que ficaram sem giro nos meses anteriores devido ao fechamento da maioria dos estabelecimentos durante a fase mais severa de restrições da pandemia. 24% das empresas afirmam que anteciparam as compras e estão com o estoque adequado para o evento.
Itens mais procurados durante o período
De acordo com um levantamento realizado pelo TecMundo, este ano, os consumidores estão em busca de produtos que contribuem com mudanças no estilo de vida. Os assistentes virtuais (como a Alexa, da Amazon e Siri, da Apple), lâmpadas inteligentes, televisores, smartphones, notebooks e repetidores de wi-fi estão na lista de itens mais procurados, antecipadamente, para a Black Friday.