Black Friday: Destacamos as informações mais importantes para você aproveitar a data de compras

Um dos principais eventos no calendário do varejo físico e do comércio eletrônico do Brasil, a Black Friday, será no dia 27 de novembro. Apesar dos impactos causados pela pandemia de Covid-19, a expectativa é de que as vendas aumentem, principalmente no e-commerce. Confira mais informações sobre a data especial de promoções.

Black Friday: Destacamos as informações mais importantes para você aproveitar a data de compras
Black Friday: Destacamos as informações mais importantes para você aproveitar a data de compras (Foto: Google)

Quais produtos terão mais descontos

Segundo um levantamento dos produtos mais desejados da Black Friday e sua projeção de desconto feito pela plataforma de descontos Promobit baseado nos descontos médios da Black Friday de 2019, o produto mais desejado este ano é o smartphone, que representa 22% das intenções de compra de 1.500 entrevistados.

Conforme a pesquisa, os preços dos smartphones podem ter uma queda em torno de 27% em 2020. Caso sua intenção seja comprar um iPhone, o desconto passa para 20%, em média.

Entre os produtos mais desejados e listados pelo Promobit, o único não eletrônico é a cadeira, que representa a maior projeção de desconto da lista: 52%.

Produtos mais desejados e sua projeção de desconto, de acordo com o Promobit

  • Smartphone – 27%
  • TV – 20%
  • Notebook – 22%
  • Placa de vídeo – 23%
  • Máquina de lavar – 22%
  • Fone de ouvido – 36%
  • PS4 – 45%
  • Monitor – 32%
  • Geladeira – 20%
  • Cadeira – 52%

Como encontrar os melhores descontos

Apesar da Black Friday ser dia 27 de novembro, os consumidores podem começar a procurar por descontos e ofertas a partir de agora. “Logo no início do mês de novembro, vários lojistas começam a antecipar algumas ofertas”, diz o diretor do site Black Friday , Ricardo Bove. 

Para acompanhar os preços e seus descontos, ele sugere que o consumidor faça uma lista com os produtos que deseja e determine quanto está disposto a pagar para ajudar na pesquisa. 

O diretor da ConQuist Consultoria, Roberto Madruga, destaca que há consumidores que podem fazer o caminho inverso: analisar o orçamento disponível e, a partir dele, definir suas intenções de compra. 

Os especialistas recomendam que o consumidor identifique as grandes ofertas conforme a categoria do produto. Eles também aconselham a acompanhar os sites e as redes sociais das lojas de preferência, e a ativar as notificações dos e-mails e aplicativos para saber sobre as promoções do dia.