13º salário: Dicas de COMO gastar o abono salarial durante a crise financeira

Milhares de brasileiros começam a receber a segunda parcela do 13º salário nesta semana. Com o fim do ano chegando, há muitas pessoas que passam a organizar as finanças e nesse processo contam com os valores extras do abono de natal. Se você vai utilizar a quantia, fique atento para evitar possíveis problemas tendo em vista a atual crise econômica que afeta o país.

13º salário: Dicas de COMO gastar o abono salarial durante a crise financeira (Imagem: Google)
13º salário: Dicas de COMO gastar o abono salarial durante a crise financeira (Imagem: Google)

O 13º salário é uma oportunidade para muitos que desejam sair do vermelho. Além disso, quem deseja fazer alguma aquisição de um eletrodoméstico, por exemplo, pode utilizar a quantia para poder fazer uma compra sem precisar de serviço de crédito. No entanto, é preciso ficar atento para não ter problemas futuros.

Evite fazer investimentos

Tendo em vista o atual momento de crise mundial, é importante que você evite fazer investimentos. Com a instabilidade da bolsa de valores e demais ações do mercado, em caso de inexperiência a decisão poderá prejudica-lo. Só aplique a quantia recebida caso já acompanhe as alterações financeiras e esteja seguro de sua rentabilidade.

Priorize pagar as contas

O fim do ano com o abono é uma ótima oportunidade para sanar as contas em aberto. Se você está com boletos atrasados, aproveite a quantia para quita-los e assim evitar que seu nome esteja publicado no Serasa.

É válido ressaltar que estando em atraso, uma vez registrado, o titular passa a perder acesso a serviços de financiamento e mais.

Se for as compras, procure promoções

Para quem deseja fazer compras para cuidar da casa, é preciso ficar atento. Ao longo do mês de dezembro parte significativa dos produtos ficam ainda mais caros. Uma dica interessante é aguardar para o mês de janeiro, onde há uma maior oportunidade de descontos.

Pais devem organizar material escolar

Por fim, para os pais e responsáveis com estudantes em casa, o valor do décimo pode ser utilizado também como uma forma de antecipar as compras escolares. Nesse caso, em dezembro os produtos são mais baratos, tendo em vista que ainda não é o período de maior procura por cadernos e demais utensílios.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.