Meu INSS, Carteira de Trabalho e Carteira de Trânsito estão no mesmo app; veja como baixar

Governo federal investe em serviços digitais ao longo da pandemia. Desde a chegada do covid-19, cada vez mais as burocracias estão sendo resolvidas por plataformas online. Com a reformulação do portal gov.br, o serviço público passou a fazer atendimento virtual para serviços como o Meu INSS, Carteira de Trabalho e mais. Abaixo, confira como utiliza-los.

Meu INSS, Carteira de Trabalho e Carteira de Trânsito estão no mesmo app; veja como baixar (Imagem: Google)
Meu INSS, Carteira de Trabalho e Carteira de Trânsito estão no mesmo app; veja como baixar (Imagem: Google)

A adaptação digital dos serviços públicos vem sendo um processo recorrente com a necessidade do isolamento social. As plataformas do Meu INSS e a Carteira de Trabalho Digital que já funcionaram agora estão com uma quantidade de acesso 62% maior. Por meio delas, os usuários estão conseguindo resolver suas pendências sem precisar saírem de casa.

Como acessar o Meu INSS pelo app

Para quem é segurado do INSS, os atendimentos online agora também são feitos pelo aplicativo do Meu INSS. Para utilizar, basta instalar a ferramenta no celular, sendo esta disponível para os modelos IOS e Android.

Depois de instalado, conecte-se ao app e informe seus dados pessoais. O acesso é feito por meio do fornecimento do número do CPF, nome completo e data de nascimento. Ao acessar a área individual do app é possível solicitar benefícios, acompanhar procedimentos, agendar consultas e mais.

Carteira de Trabalho Digital

Já para os trabalhadores que desejam consultar seus benefícios trabalhistas e acompanhar os valores do seguro desemprego ou PIS/PASEP, por exemplo, o procedimento é ainda mais simples. Basta instalar a ferramenta no celular pela sua loja de aplicativos.

A conexão também é feita por meio de informes como CPF, nome completo, data de nascimento e número do NIS. Depois de repassar os dados o usuário tem acesso direito a todos os serviços burocráticos de sua carteira online. Para quem está recebendo o BEm é possível acompanhar o valor de cada parcela.

Governo investe na digitalização

Diante da pandemia, os dados do governo informam que mais de 84 milhões de brasileiros passaram a utilizar os serviços digitais. O número equivale a 62% dos registrados no Cadastro Único, sendo 40 vezes maior do que os registros contabilizados em 2019.

“Ficou claro que governo digital será uma pauta de qualquer governo. É inevitável. Fica inviável ter um governo que não tenha ao menos disponibilização de canais digitais”, afirma.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.