Meu INSS, Carteira de Trabalho e Carteira de Trânsito estão no mesmo app; veja como baixar

Governo federal investe em serviços digitais ao longo da pandemia. Desde a chegada do covid-19, cada vez mais as burocracias estão sendo resolvidas por plataformas online. Com a reformulação do portal gov.br, o serviço público passou a fazer atendimento virtual para serviços como o Meu INSS, Carteira de Trabalho e mais. Abaixo, confira como utiliza-los.

Meu INSS, Carteira de Trabalho e Carteira de Trânsito estão no mesmo app; veja como baixar (Imagem: Google)
Meu INSS, Carteira de Trabalho e Carteira de Trânsito estão no mesmo app; veja como baixar (Imagem: Google)

A adaptação digital dos serviços públicos vem sendo um processo recorrente com a necessidade do isolamento social. As plataformas do Meu INSS e a Carteira de Trabalho Digital que já funcionaram agora estão com uma quantidade de acesso 62% maior. Por meio delas, os usuários estão conseguindo resolver suas pendências sem precisar saírem de casa.

Como acessar o Meu INSS pelo app

Para quem é segurado do INSS, os atendimentos online agora também são feitos pelo aplicativo do Meu INSS. Para utilizar, basta instalar a ferramenta no celular, sendo esta disponível para os modelos IOS e Android.

Depois de instalado, conecte-se ao app e informe seus dados pessoais. O acesso é feito por meio do fornecimento do número do CPF, nome completo e data de nascimento. Ao acessar a área individual do app é possível solicitar benefícios, acompanhar procedimentos, agendar consultas e mais.

Carteira de Trabalho Digital

Já para os trabalhadores que desejam consultar seus benefícios trabalhistas e acompanhar os valores do seguro desemprego ou PIS/PASEP, por exemplo, o procedimento é ainda mais simples. Basta instalar a ferramenta no celular pela sua loja de aplicativos.

A conexão também é feita por meio de informes como CPF, nome completo, data de nascimento e número do NIS. Depois de repassar os dados o usuário tem acesso direito a todos os serviços burocráticos de sua carteira online. Para quem está recebendo o BEm é possível acompanhar o valor de cada parcela.

Governo investe na digitalização

Diante da pandemia, os dados do governo informam que mais de 84 milhões de brasileiros passaram a utilizar os serviços digitais. O número equivale a 62% dos registrados no Cadastro Único, sendo 40 vezes maior do que os registros contabilizados em 2019.

“Ficou claro que governo digital será uma pauta de qualquer governo. É inevitável. Fica inviável ter um governo que não tenha ao menos disponibilização de canais digitais”, afirma.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.