Black Friday atrai a atenção de golpistas e fraudadores; confira as dicas que preparamos para sua segurança

Na última sexta-feira de novembro (27), um dos principais eventos econômicos do ano acontecerá no país. A Black Friday tem sido vista pelos comerciantes como uma oportunidade de recuperar os resultados, após um ano difícil por conta da pandemia de covid-19. Pelo lado dos consumidores, diversos descontos poderão ser aproveitados. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados.

Confira dicas de segurança para não ser enganado durante a Black Friday
Confira dicas de segurança para não ser enganado durante a Black Friday (Imagem: Karolina Grabowska/Pexels)

Durante eventos de grande alcance, como a Black Friday, muitos golpistas e fraudadores buscam enganar os consumidores para obter algum tipo de lucro. Por conta disso, a pessoa deve estar atenta com as tentativas de enganações nos próximos dias. Confira algumas dicas para manter a segurança.

Desconfie de preços fora do normal

Uma das grandes estratégias para enganar as pessoas é por meio de promoções com valores muito abaixo. Em geral, a Black Friday tende a apresentar algumas condições favoráveis ao consumidor. No entanto, alguns golpistas utilizam supostas ofertas para atrair as possíveis vítimas para sites falsos.

Para não ser enganado, verifique de onde que a promoção vem. Caso não seja de algum estabelecimento confiável, pesquise mais profundamente para garantir que a oferta seja realmente verdadeira.

Verifique o preço médio de um produto

Outra forma para ter ideia dos preços ofertados no mercado é por meio de sites que realizam a comparação dos valores. Dessa forma, será possível ver qual o valor padrão de algum produto. Além disso, será possível encontrar as melhores condições nos sites de confiança.

Alguns comércios podem tentar enganar as pessoas com promoções falsas. Esse golpe acontece pelo aumento do preço antes da Black Friday, para depois abaixar na data. Ao verificar o preço médio do produto, será possível confirmar se a oferta encontrada trará vantagens.

Confirme a veracidade do site

Como informado anteriormente, diversos criminosos utilizam sites falsos para aplicar golpes. Essas tentativas de golpes ocorrem por meio do roubo de dados pessoais das vítimas.

Sendo assim, a pessoa deve estar atenta sobre a veracidade de determinado site. Para ter certeza de não estar sendo enganado, confira se o endereço do site segue um padrão de outros estabelecimentos. Da mesma forma, confirme se o nome do site na URL está indicado corretamente.

Confira se o site tem muitas reclamações

Por meio de alguns sites, como o Reclame Aqui e o Consumidor.gov.br, o interessado pode verificar a reputação de determinado estabelecimento. Por meio das informações oferecidas por esses sites, o consumidor terá uma noção das reclamações e o índice de respostas dos comércios.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.