B3 realizará pregão em três feriados paulistas a partir de 2022; confira o calendário

Nesta quarta-feira (18), a B3 divulgou em comunicado o calendário para 2021 e 2022. Foi indicado que três feriados em São Paulo funcionarão normalmente a partir de 2022. Os feriados são dois municipais e um estadual. Confira mais detalhes do calendário.

Confira as mudanças feitas pela B3 sobre o pregão em três feriados paulistas, a partir de 2022
Confira as mudanças feitas pela B3 sobre o pregão em três feriados paulistas, a partir de 2022 (Imagem: Pixabay)

As datas que terão pregão, a partir de 2022, são dia 25 de janeiro, (aniversário da cidade de São Paulo), 9 de julho (Revolução Constitucionalista de 1932) e 20 de novembro (Consciência Negra). Cabe ressaltar que a abertura acontecerá caso uma dessas datas caia em dia útil.

Para 2020 e 2021, a bolsa de valores brasileira não funcionará nos feriados listados. Dessa forma, os feriados dos dias 25 de janeiro e 9 de julho de 2021 não terão pregão. No caso do feriado de 20 de novembro, cairá em um sábado e já não funcionaria.

Já com as mudanças indicadas para 2022, o único dos três feriados que terá pregão é o de 25 de janeiro — por cair em uma terça-feira. Os feriados do dia 9 de julho e 20 de novembro de 2020 não terão pregão por acontecerem em um sábado e um domingo, respectivamente.

O comunicado

A B3 informou que o comunicado foi feito com mais de um ano de antecedência para que o mercado tenha melhor adaptação à mudança.

“No entanto, não são esperados impactos significativos, uma vez que o sistema bancário brasileiro já prevê mecanismos de envio e transferência de recursos durante feriados municipais”, prossegue.

Esta decisão seria uma forma de alinhar o funcionamento da bolsa brasileira com as principais bolsas de valores internacionais. O padrão mundial é de fechamento somente em feriados nacionais. Além disso, o mercado em todo país poderá operar com base nos feriados nacionais.

Bolsa funcionará normalmente neste dia 20

No próximo dia 20 de novembro, será dia da Consciência Negra. No entanto, a bolsa funcionará normalmente. O motivo seria por conta da antecipação dos calendários, por causa da pandemia de covid-19. O adiantamento ocorreu no dia 21 de maio.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.