IPVA 2021: Governo de Mato Grosso do Sul não altera regras para o pagamento do tributo no próximo ano

Por meio de decretos publicados no Diário Oficial, o Governo de Mato Grosso do Sul anunciou que não mudará as regras para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2021. Dessa forma, os contribuintes poderão aproveitas os descontos e as condições oferecidas, conforme as regras estabelecidas.

publicidade
Governo de Mato Grosso do Sul mantém as regras o pagamento do IPVA 2021
Governo de Mato Grosso do Sul mantém as regras o pagamento do IPVA 2021 (Imagem: Reprodução/Detran-MS)

Os carros de passeio e camionetas usados terão a alíquota mantida em 3,5%. Os carros de passeio de até oito passageiros, como o uso de óleo diesel, terão 4,5%. No caso de caminhões, ônibus e micro-ônibus, a porcentagem será de 2%.

Os veículos novos de revendedores, no Mato Grosso do Sul, terão a redução na base de cálculo de 50%. Em caso de pagamento do imposto à vista, o contribuinte terá direito a um desconto de 15%.

publicidade

Prazos para o pagamento

A data limite para o pagamento à vista será dia 29 de janeiro do ano que vem. Para o pagamento parcelado, a pessoa terá direito a cinco parcelas para quitar o valor.

Os prazos estabelecidos para o pagamento nesta forma serão nos dias 29 de janeiro, 26 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril e 31 de maio. Vale lembrar que o valor mínimo para o parcelamento será de R$ 30 reais para motos e R$ 55 para os outros automóveis.

Modernização dos serviços no estado

Como forma de simplificar os serviços à população o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) tem buscado formas de digitalizar os serviços.

Apesar das dificuldades durante a pandemia, a emissão do licenciamento anual registrou o maior número nos dez primeiros meses do ano, desde 2011. Foram 890.701 licenciamentos quitados no período de janeiro a outubro.

O órgão ofereceu a possibilidade de impressão do documento do veículo sem precisar sair de casa. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve aumento de 7%. Durante os dez primeiros meses de 2019, o número foi de 830.760.

“Esse resultado mostra de que estamos no caminho certo e que a desburocratização e digitalização dos serviços tem agregado e melhorado exponencialmente a qualidade dos serviços que o cliente recebe”, afirma o Rudel Trindade, diretor-presidente do Detran-MS.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.