Os preços baixíssimos ofertados no período de Black Friday atraem os consumidores. Porém, é neste momento que a atenção deve ser dobrada para não cair em golpes. Muitas lojas, por exemplo, dobram o valor das mercadorias para aplicar o desconto em cima e acabar cobrando o mesmo preço. Quem sai perdendo é o consumidor.
Um levantamento realizado pelo Vigia do Preço mostra algumas lojas on-line que adotaram essa estratégia. Entre elas, a Asus, JBL e Multilaser. Plataformas de e-commerce, como Americanas, Magazine Luiza e Ricardo Eletro também foram pegas “no flagra”.
Os locais citados passaram por análise nos últimos 30 dias e entraram para um ranking que mostra as lojas que mais aumentaram ou baixaram preços nesses dias.
Segundo a pesquisa, foram monitorados mais de 125 milhões de produtos em mais de 1,5 mil e-commerces no país.
A lista mostra a proporção de produtos que aumentou no intervalo de 1% a 5%, de 5% a 15%, ou acima de 15%, que diminuiu de 1% a 10%, ou acima de 10% e que se manteve estável, variando entre -1% e 1%. O ranking pode ser consultado especificamente na plataforma criada para a Black Friday.
Segundo o Vigia do Preço, as lojas que tiverem mais produtos com altas variações no período de um mês foram:
Loja ou e-commerce | Quantos produtos tiveram alta de preço acima de 15%? | Quantos produtos tiveram queda de preço acima de 10%? |
JBL | 26,7% | 1,6% |
Asus | 25,2% | 0,0% |
Multilaser | 18,7% | 6,5% |
Ricardo Eletro | 12,6% | 1,8% |
Magazine Luiza | 12,4% | 2,6% |
Americanas | 12,3% | 4,1% |
Kabum | 12,1% | 3,8% |
Girafa | 11,2% | 3,0% |
Casas Bahia | 10,5% | 3,2% |
Fast Shop | 5,7% | 5,0% |
Submarino | 4,3% | 1,0% |
Amazon | 4,2% | 1,4% |
Outro ranking, também do Vigia do Preço, mostra as lojas que tiverem mais produtos com variações entre -1% e 1% no período de um mês, que foram:
Loja ou e-commerce | Quantos produtos aumentaram de preço? (mais que 1%) | Quantos produtos baixaram de preço? (mais que 1%) |
Asus | 71% | 7% |
JBL | 59% | 2% |
Americanas | 41% | 17% |
Multilaser | 38% | 21% |
Magazine Luiza | 35% | 26% |
Ricardo Eletro | 30% | 15% |
Amazon | 30% | 13% |
Girafa | 28% | 19% |
Kabum | 28% | 11% |
Casas Bahia | 22% | 11% |
Submarino | 18% | 4% |
Fast Shop | 17% | 19% |
Vale ressaltar que essas alterações drásticas nos preços se limitam ao mês de novembro, quando ocorre o período de Black Friday.
Já a partir da primeira semana de dezembro, em cenário natalino, os valores tendem a aumentar novamente.