Confira dicas IMPORTANTES para se proteger de golpes e aproveitar os descontos na Black Friday

No dia 27 de novembro irá acontecer a Black Friday, tradicional data em que lojistas fazem grandes promoções. Muitas pessoas aproveitam a data para comprar eletroeletrônicos a preços mais em conta e até mesmo presentes de Natal. 

Black Friday: Confira dicas IMPORTANTES para se proteger de golpes e aproveitar os descontos
Black Friday: Confira dicas IMPORTANTES para se proteger de golpes e aproveitar os descontos (Foto: Google)

Mas, há muitos que gastam além do que deveriam ou não exploram as promoções da melhor forma. Veja algumas dicas para aproveitar as promoções ofertadas na data.

Acompanhe os preços dos produtos que pretende comprar

Desde que a data se popularizou no Brasil, houve algumas denúncias de promoções falsas ou não tão vantajosas.

Algumas lojas aumentavam o preço de alguns produtos semanas antes da Black Friday e, na data, voltavam ao preço original.

Por mais que entidades de defesa do consumidor como o Procon vêm acompanhando essas práticas para penalizar esses estabelecimentos, o próprio consumidor também pode tomar algumas precauções para se proteger disso, como acompanhar durante algumas semanas o preço do item que deseja comprar.

Comparar em diferentes lojas

Compare o preço em diferentes lojas, para saber qual oferece a melhor opção. Clique aqui e conheça sites que ajudam a comparar preços antes da compra.

Verifique se as lojas dão cashback

Confira se as lojas em que você pretende realizar compras dão cashback. O “cashback” é uma ferramenta que significa “dinheiro de volta” onde parte do valor que foi gasto em uma compra volta para o comprador, através de uma carteira digital.

Atualmente, há no Brasil algumas empresas que fazem isso, como por exemplo a Méliuz e a Ame Digital.

Para usá-las, basta realizar o cadastro no site ou aplicativo da empresa que deseja e verificar se a loja que você pretende comprar possui parceria com elas e está “devolvendo” parte do valor gasto nas compras para os clientes.

Cuidado com golpes durante a Black Friday 

Na época da Black Friday surgem também muitas mensagens nas redes sociais de promoções imperdíveis e até brindes sendo distribuídos, mas tome cuidado, pois muitas delas são falsas.

Pessoas podem usar o nome de marcas e lojas famosas para enviar esse tipo de mensagem e sugerir que o consumidor se cadastre ou clique em algum link.

Desta forma, as informações pessoais do comprador ou até mesmo do aparelho de celular ou computador dele podem ser roubadas.

É importante sempre conferir se aquela promoção ou distribuição de brindes existem.

Para isso, os clientes podem verificar nas páginas oficiais daquela loja e checar em sites de verificação de boatos e Fake News.

Planeje-se para não comprar mais que o necessário

É importante ter em mente exatamente o que precisa, para não gastar desnecessariamente ou deixar de comprar aquilo que é sua principal necessidade.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA