Detran-SP: Fique por dentro das novidades da CNH e serviços que podem ser feitos pela internet

Buscando trazer mais facilidade e comodidade aos cidadãos durante a pandemia, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) anunciou a inclusão de alguns serviços para serem feitos pela internet. A mudança ou adição de categoria, alteração de dados ou inclusão do EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH serão possíveis através dos canais digitais do órgão.

Fique por dentro das novidades da CNH e serviços que podem ser feitos através da internet pelo Detra-SP (Imagem: Reprodução/Google)

O mecanismo é simples e o próprio cidadão pode solicitar os serviços online, seguindo as instruções indicadas na plataforma. Para acessá-los, basta entrar no portal do Poupatempo ou no aplicativo Poupatempo Digital.

Em seguida, faça o login, selecione a opção desejada e preencha os dados solicitados no formulário.

Mudança ou adição de categoria

O motorista que deseja realizar a mudança de categoria, deverá ter pelo menos 21 anos (para categorias D e E), possuir CNH com foto de forma regular e não ter cometido infração grave, gravíssima ou ser reincidente em infração média nos últimos doze meses.

Também será exigido um exame toxicológico. Quem possui habilitação em uma das categorias entre B, C ou D e deseja conduzir veículos C, D ou E — com habilitação específica — deverá solicitar a mudança ou adição.

Em seguida, é preciso a realização do exame médico de aptidão física e mental. Os taxistas, motoristas de ônibus ou condutores que exerçam atividade remunerada de transporte de bens ou pessoas, precisam dessa avaliação.

Após a autorização médica e psicológica, a pessoa deverá realizar o curso do Centro de Formação de Condutores (CFC/autoescola), seguido do exame prático. Caso seja aprovado, deverá realizar o pagamento da taxa para a emissão da CNH.

Alteração de dados

O motorista poderá alterar a mudança de endereço — desde que seja no mesmo município —, alteração do nome do pai e RG, além de adicionar atividade remunerada e rebaixamento da categoria.

Inclusão de EAR (Exerce Atividade Remunerada)

Para exercer atividade remunerada de transporte de bens ou pessoas, o cidadão deverá realizar exame médico e passar por uma avaliação psicológica com um profissional credenciado.