Detran-SP disponibiliza emissão de 2ª via da CNH através da internet; saiba como fazer

Por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), o motorista poderá solicitar a 2ª via da CNH ou permissão para dirigir. Este recurso estará disponível em caso de emissão durante a validade do anterior, em caso de perda, roubo, furto ou mau estado de conservação. O novo documento tem a mesma validade da habilitação original. Descubra como fazer a solicitação.

Motoristas poderão solicitar a  emissão de 2ª via da CNH através da internet pelo Detran-SP
Motoristas poderão solicitar a  emissão de 2ª via da CNH através da internet pelo Detran-SP (Imagem: Reprodução/Google)

Além de precisar estar dentro do prazo de validade, há outras condições para poder ter acesso ao novo documento. Será preciso ter habilitação com foto e em situação regular — não pode estar suspensa e nem cassada.

Outro ponto necessário é de não solicitar nenhuma alteração de dados para o novo documento, como exercício de atividade remunerada ou mudança de sobrenome, em caso de casamento. Caso alguma mudança acontece, confira neste link como realizar a solicitação.

Vale lembrar que a emissão do novo documento inclui o pagamento de uma taxa. O pagamento pode ser feito em um dos bancos conveniados — Banco do Brasil, Bradesco e Santander.

Solicitação da 2ª via

O próprio motorista poderá realizara solicitação pela internet, no site do Detran-SP ou pelo aplicativo — disponível nos sistemas Android e iOS. O recebimento do documento será pelos Correios.

Para realizar o pedido pelo site do Detran-SP, o interessado deverá realizar o login e clicar na opção de solicitação da 2ª via. Em seguida, basta preencher os dados solicitados. Logo após, será preciso pagar a taxa de emissão de CNH, conforme indicado em “Pagamento”.

CNH Digital

A partir do momento da emissão do documento, o motorista poderá realizar o download da versão digital da CNH. O recurso está disponível no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”.

Primeiramente, o interessado deverá realizar o cadastro no Portal de Serviços do Denatran, para que possa receber um e-mail com o número de habilitação e o código de segurança. Em seguida, será preciso acessar o aplicativo e realizar a ativação da CNH Digital.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.