Por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), o motorista poderá solicitar a 2ª via da CNH ou permissão para dirigir. Este recurso estará disponível em caso de emissão durante a validade do anterior, em caso de perda, roubo, furto ou mau estado de conservação. O novo documento tem a mesma validade da habilitação original. Descubra como fazer a solicitação.
Além de precisar estar dentro do prazo de validade, há outras condições para poder ter acesso ao novo documento. Será preciso ter habilitação com foto e em situação regular — não pode estar suspensa e nem cassada.
Outro ponto necessário é de não solicitar nenhuma alteração de dados para o novo documento, como exercício de atividade remunerada ou mudança de sobrenome, em caso de casamento. Caso alguma mudança acontece, confira neste link como realizar a solicitação.
Vale lembrar que a emissão do novo documento inclui o pagamento de uma taxa. O pagamento pode ser feito em um dos bancos conveniados — Banco do Brasil, Bradesco e Santander.
Solicitação da 2ª via
O próprio motorista poderá realizara solicitação pela internet, no site do Detran-SP ou pelo aplicativo — disponível nos sistemas Android e iOS. O recebimento do documento será pelos Correios.
Para realizar o pedido pelo site do Detran-SP, o interessado deverá realizar o login e clicar na opção de solicitação da 2ª via. Em seguida, basta preencher os dados solicitados. Logo após, será preciso pagar a taxa de emissão de CNH, conforme indicado em “Pagamento”.
CNH Digital
A partir do momento da emissão do documento, o motorista poderá realizar o download da versão digital da CNH. O recurso está disponível no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”.
Primeiramente, o interessado deverá realizar o cadastro no Portal de Serviços do Denatran, para que possa receber um e-mail com o número de habilitação e o código de segurança. Em seguida, será preciso acessar o aplicativo e realizar a ativação da CNH Digital.