Detran-RJ amplia atendimento e abre 200 mil novas vagas; postos continuam funcionando aos finais de semana

A partir desta terça-feira (10), o Detran-RJ mudou o sistema de agendamento de serviços e passou a disponibilizar 200 mil vagas de uma só vez. Até então, as marcações eram feitas somente para dois dias seguintes e, agora, existe a possibilidade de marcar os serviços de habilitação para até 15 dias úteis adiante e de veículos para até cinco dias úteis à frente.

Detran-RJ amplia atendimento e abre 200 mil novas vagas; postos continuam funcionando aos finais de semana
Detran-RJ amplia atendimento e abre 200 mil novas vagas; postos continuam funcionando aos finais de semana (Foto: Google)

De acordo com o presidente do Detran, Adolfo Konder, a ampliação é mais uma medida a fim de diminuir a demanda represada no período em que as unidades ficaram fechadas por causa da pandemia do Covid-19. 

Além disso, a projeção é de que o novo modelo de agendamento irá diminuir também a ação de oportunistas que tem cobrado taxas para fazer a marcação de serviços. 

Falsos despachantes

Esses falsos despachantes estão disponibilizando serviços ilegais em filas presenciais nas unidades do Detran e até nas redes sociais.

“Nesse primeiro mês, determinei uma força-tarefa para fechar o cerco a esses golpistas. Fizemos duas operações na sede em outubro, e cinco pessoas foram autuadas. Também solicitei apoio ao secretário de Polícia Civil (Allan Turnowski). O cerco vai fechar ainda mais”, disse o presidente do Detran.

No dia 8 de novembro, a corregedoria do Detran, com apoio da Polícia Civil, esteve em endereços ligados a Lucas Hassan Fernandes Coutinho. Ele apareceu em uma reportagem na segunda-feira (9) oferecendo “furar a fila” do agendamento. A intimação policial foi deixada a seus parentes a fim de que ele compareça à delegacia para prestar esclarecimentos.

Em 2020, 28 pessoas foram conduzidas à delegacia depois de serem investigadas pela Corregedoria. Cinco delas foram flagradas em duas operações feitas no mês de outubro nos arredores da sede do Detran, no Centro do Rio. Outras cinco sindicâncias estão em andamento e novas operações estão previstas.

O Detran também irá continuar abrindo somente aos fins de semana para mutirões em todo o estado e já começou a última etapa do plano de retomada para abrir todas unidades de habilitação que ainda se encontravam fechadas desde o início da pandemia do novo coronavírus. Quatro mutirões foram feitos, disponibilizando mais de 11 mil vagas extras.