Motoristas passam a aderir a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação mediante a pandemia. Com a necessidade do isolamento social, muitos serviços burocráticos do Detran passaram a funcionar por meio de suas plataformas digitais. No Mato Grosso do Sul, cerca de 95.327 condutores já estão usando a CNH digital, o que representa um aumento de 110% em relação ao ano passado.
A CNH digital está sendo implementada desde antes da chegada do coronavírus. No entanto, com o fechamento das agências do Detran o documentou passou a ser ainda mais requisitado.
Por meio dele, é possível comprovar a autorização para dirigir nas vias nacionais, sem precisar andar mais com a versão em papel.
Diretor-presidente do Departamento, Rudel Trindade, explica que o principal motivo de adesão a plataforma digital foi a pandemia. Ele afirma que cada vez mais os cidadãos estão optando por serviços online, tendo em vista a praticidade para a obtenção e administração.
Dessa forma, o gestor informou ainda que sua equipe vem trabalhando para ampliar ainda mais sua digitalização. Garantindo que há um interesse de tornar os processos virtuais para assim acelerar as demandas do órgão.
Como ter acesso a versão da CNH Digital
Com a chegada da pandemia, o Detran autorizou que os motoristas que tivessem com o documento expedido a partir do dia 13 de abril de 2020 pudessem ter acesso à habilitação em formato digital, mesmo sem a versão impressa.
Para isso é preciso solicitar um registro pelo órgão, tendo em vista que não é possível fazer a leitura do QR Code impresso no verso da carteira. Nesse caso, o condutor deve ainda ter seu cadastro atualizado e informar corretamente o número de seu celular.
“É por meio desse endereço cadastrado que o condutor receberá um e-mail do Denatran [Departamento Nacional de Trânsito], informando o número de registro e um código de segurança da sua CNH ou da PpD-Permissão para Dirigir, possibilitando que ele baixe imediatamente a versão atualizada desse documento de habilitação no seu telefone celular, que tem o mesmo valor legal do documento físico”, explicou a diretora de habilitação, Loretta Figueiredo.
Já para os motoristas que estão com a versão impressa em mãos e ainda assim desejam o modelo online, basta instalar o app da CDT (Carteira Digital de Trânsito) e informar os números de registro do documento.