Black Friday 2020: Dicas importantes para EVITAR golpes durante as promoções

Mercado se prepara para a maior semana de vendas do ano. Na próxima sexta-feira (27), acontece a Black Friday 2020. Trata-se do evento mais esperado pelo comércio, tendo em vista a elevação nos índices de venda. Com a pandemia do covid-19, muitos consumidores deverão aderir as compras digitais. Abaixo, confira algumas dicas para não ter dor de cabeça com golpes.

Black Friday 2020: Dicas importantes para EVITAR golpes durante as promoções (Imagem: Google)
Black Friday 2020: Dicas importantes para EVITAR golpes durante as promoções (Imagem: Google)

Por ser um evento em grande escala, a Black Friday movimenta os mais variados setores. Eletrodomésticos, moda, beleza, entre outros já iniciaram as pré-campanhas com descontos imperdíveis. Para quem estiver listando os itens que deseja levar para casa, é preciso ficar atento as falsas promoções.

Faça pesquisa de preço

Uma das coisas mais importantes para os compradores da Black Friday é organizar uma lista com os produtos que deseja comprar e também pontuar os preços taxados entre mínima e máxima. Isso evitará com que você caia em falsos descontos e pague por um valor mais elevado.

Há marcas que semanas antes costumam aumentar as cobranças dos produtos para que durante o evento ‘diminuía’ em propaganda.

Tenha uma rotatividade entre as marcas

Outra observação importante é monitorar mais de uma marca. Evite polarizar suas compras em um único estabelecimento, uma vez em que isso diminui suas chances de obtenção de descontos. Ao fazer suas pesquisas, selecione sempre ao menos três empresas de confiança para comprar os produtos.

Avalia a credibilidade do vendedor

Não se pode esquecer também de observar a credibilidade da marca. Se informe se não há denúncias de fraude, acompanhe o SAC com os comentários e avaliações de outros compradores. Dados sobre o período de entrega, políticas de troca e reembolso também devem ser considerados.

Para compras digitais, evite carnês/boletos

Se você for fazer compras pela internet, a opção mais segura é o cartão de crédito. Ao fazer um pagamento em boleto, os procedimentos de devolução da quantia, em caso de fraude, são mais demorados e complicados. No cartão, sendo violado, você pode recorrer diretamente a instituição bancária e pedir uma suspensão da compra.

No entanto, não se esqueça de não deixar salvo seus dados bancários. Para marcas como o Nubank, por exemplo, priorize sempre a utilização do próprio cartão digital, evitando assim possíveis clonagens.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.