Enem 2020 para presidiários inicia inscrições esse mês; entenda como funcionará aplicação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) já está com data marcada e deve ocorrer entre 23 e 24 de fevereiro de 2021. O edital foi publicado no último dia 9 de novembro e as inscrições começam no dia 30 de novembro.

Enem 2020 para presidiários inicia inscrições esse mês; entenda como funcionará aplicação (Imagem: reprodução/Google)

Os exames do Enem PPL ocorrem dentro das unidades prisionais ou socioeducativas. Os maiores de 18 anos que realizarem o exame podem usar as notas para ingressar no ensino superior. Já os menores, podem realizar a prova como forma de autoavaliação de conhecimentos gerais.

O nível de dificuldade da prova aplicada nessas instituições, segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), é o mesmo dos exames regulares.

Inscrições para o ENEM PPL

As inscrições para a participação do exame vai funcionar de uma maneira diferente. Os órgãos responsáveis pela gestão e controle da administração prisional e socioeducativa que devem indicar as unidades para a aplicação do Enem PPL.

É necessária formalizar a solicitação por meio de um email direcionado ao Inep. Além disso, é preciso indicar também o responsável pedagógico que irá acompanhar o processo.

Esse responsável acompanhará todo o processo. Desde as inscrições dos interessados que participar do exames até a divulgação dos resultados para esses jovens. O termo de adesão deve ser encaminhado entre os dias 16 e 27 de novembro.

Cronograma Enem PPL

  • 16 a 27/11/2020: adesão das unidades prisionais/socioeducativas
  • 30/11 a 11/12/2020: inscrições
  • 30/11 a 11/12/2020: solicitação de atendimento especializado ou de uso de nome social
  • 23 e 24 fevereiro de 2021: aplicação do Enem PPL

Cronograma Enem 2020

O Enem 2020 em sua modalidade normal será aplicado em datas diferentes. As inscrições para as pessoas que vão fazer a prova já foram concluídas.

Vá até o site do Enem, leia o edital, e verifique todas as regras. Isso será de grande ajuda para você entender como funciona a redação e o que é necessário para tirar uma boa nota e, quem sabe, garantir a tão sonhada vaga em um curso do ensino superior.

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)
  • Resultados: a partir de 29 de março

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!