Enem 2020: Dicas importantes para melhorar seu desempenho em espanhol

Seguimos com nossa série de dicas para o Enem. Hoje é a vez de falar do espanhol, idioma que faz parte da família de línguas em que o português está incluso.

Enem 2020: Dicas importantes para melhorar seu desempenho em espanhol
Enem 2020: Dicas importantes para melhorar seu desempenho em espanhol. Imagem/Reprodução Google

Quando usamos o termo família de línguas nos referimos aqueles idiomas que possuem a mesma origem, nesse caso o latim, e por isso apresentam certa similaridade.

São exatamente essas similaridades entre o português e o espanhol que levam muitos estudantes a escolherem o espanhol como língua estrangeira no Enem. Mas você sabe se preparar para essa prova? Confira agora nossas dicas.

1. Cuidado com os Heterosemânticos

O termo Heterosemânticos denomina palavras que têm a escrita e a pronuncia muito próxima entre o português e o espanhol, mas que o significado é totalmente diferente.

Essas palavras costumam aparecer nas provas do Enem e muitos estudantes caem na “pegadinha”. Para exemplificar essa diferença, citemos a palavra “oficina”, que ele espanhol significa escritório.

2. Não confunda Lo x El

Pela nossa lógica mais natural, nossa tradução de lo, la, los e las seria o, a, os e as; isso tomando por base no português.

No entanto, “O” em espanhol é “el”. E esse “lo” que ali aparece na verdade é um artigo neutro que não existe em português.

3. Saiba conjugar os verbos

No português existe a conjugação verbal que faz com que o verbo não permaneça no infinito, mas seja conjugado de acordo com a pessoa do discurso. Ex: a gente não diz “eu fazer muitas coisas”, dizemos “eu fiz/faço/farei muitas coisas”.

Na língua espanhola também é extremamente importante conhecer as conjugações para conseguir responder às questões do Enem.

4. Mantenha-se atualizado

Geralmente a gente fala isso sobre a redação. Mas, o vasto repertório cultural no estudante o ajuda em toda a prova do Enem, pois ela se vale muito de atualidades e consegue fazer uma espécie de conversa entre as diversas áreas.

5. Conheça a língua espanhola

É praticamente impossível conseguir atingir um bom desempenho em uma prova sem conhecer o conteúdo dela.

Assim, o estudante precisa estar habituado a língua, assistir séries/filmes é uma boa dica (principalmente se houver a possibilidade de se manter o áudio e a legenda em espanhol uma vez e outra em português).

Ouvir música, ler pequenos trechos de notícias e textos também pode ser bastante enriquecedor aos estudantes.

Quer mais dicas para o Enem 2020? Acompanhe a seção Carreiras do FDR e tenha acesso a diversas informações.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.