Nesta quinta-feira (12), o Mercado Livre anunciou a abertura de cinco centros logísticos de distribuição no Brasil. Em São Paulo, haverá três novos galpões (dois em Cajamar e um em Guarulhos), em Santa Catarina, haverá um (em Governador Celso Ramos) e outro será em Minas Gerais (Extrema). Com isso, a empresa contará com oito centros logísticos.
O valor de investimento para as construções não foi informado. No entanto, houve indicação que a quantia veio do plano de R$ 4 bilhões a serem aplicados no país neste ano. Estes espaços agregarão 340 mil metros quadrados à malha logística. No total, chegará a 610 mil metros quadrados de armazenagem.
Com isso, a companhia afirma que duplicará a possibilidade de processamento e armazenamento das encomendas. Além disso, há perspectiva de criação de 13,5 mil empregos diretos por conta das novas instalações.
Quatro dos cinco novos centros de distribuição serão de fulfillment. Isso significa que o Mercado Livre gere o estoque dos vendedores durante todo o processo até o produto chegar ao cliente.
O único que será de modalidade diferente será a unidade de Guarulhos, em São Paulo. Este CD será de cross-docking, com a companhia tendo o papel de apenas coletar o pedido para entregar ao solicitante.
Proposta de otimização das entregas
O vice-presidente de logística do Mercado Livre, Leandro Bossoi afirmou em entrevista coletiva que o Mercado Livre consegue entregar os pedidos em até dois dias. O número de cidades contempladas com os serviços chega 1.800, o que representa 80% da população do Brasil.
Para auxiliar na logística, a companhia conta com 600 carretas e 10 mil vans. Para ter uma ideia, o Mercado Livre indica que essas vans e carretas perfiladas equivalem a distância de São Paulo a Maringá, no Paraná — de 654 km.
Além disso, quatro aviões próprios estão inclusos como formas de entregas dos produtos solicitados. De início, a frota das quatro unidades será operada por diferentes companhias aéreas. Atualmente, o mercado Livre conta 2 mil agências. Por volta de 276 milhões de produtos foram enviados nos últimos 12 meses.