Mercado Livre investe em frota própria de aviões para a expansão dos serviços na América Latina

O Mercado Livre, grupo argentino de comércio eletrônico, determinou recorrer a aviões de uso exclusivo para diminuir os prazos de entrega em meio à contínua ampliação das vendas online na América Latina.

Mercado Livre investe em frota própria de aviões para a expansão dos serviços na América Latina
Mercado Livre investe em frota própria de aviões para a expansão dos serviços na América Latina (Imagem: fbits)

A frota na região, sendo quatro aeronaves no Brasil e outras quatro no México, são pertencentes a companhias aéreas que já existem, e também serão responsáveis por sua operação, segundo Ariel Szarfsztejn, vice-presidente sênior da companhia.

Investimentos

O Mercado Livre está fazendo investimentos em torno de R$200 milhões e 750 milhões de pesos mexicanos em cada país, por ano, como parte do projeto, conforme sua estratégia de logística ganha tração.

“O acordo nos permitirá chegar a regiões mais distantes em um período mais curto”, afirmou Szarfsztejn em entrevista. No Brasil, o Mercado Livre já entrega em torno de 80% dos itens armazenados e distribuídos pela rede própria da empresa nas primeiras 48 horas, em relação com 89% no México e 85% na Argentina.

Volume bruto de mercadorias

O aumento da companhia tem sido acelerado comparado ao crescimento das compras online durante a pandemia do Covid-19. O volume bruto de mercadorias (GMV) teve uma alta de 117% no terceiro trimestre, enquanto o número de compradores únicos alcançou um recorde de 35 milhões, segundo dados publicados na noite de quarta-feira (4).

Mais flexibilidade na operação de rotas

O Mercado Livre já tinha utilizado espaço de carga em voos comerciais no ano anterior, mas esse novo arranjo permite que a operação de rotas com mais flexibilidade, como por exemplo, com envios durante a noite.

No último ano, executivos da empresa realizaram viagens para vários países asiáticos com o intuito de estudar projetos semelhantes, como os do Alibaba e da JD.com. O modelo do Mercado Livre é parecido ao da Amazon.

A empresa de Seattle possui 60 aeronaves na América do Norte e faz operação em 30 aeródromos, conforme o relatório da Jet Fuel Intelligence.

“Estamos aprendendo a construir a melhor solução para as necessidades da América Latina”, apontou Szarfsztejn.

As ações do Mercado Livre alcançaram nova máxima histórica nesta quinta-feira, depois do forte balanço do terceiro trimestre ter levado a uma série de revisões para cima nas projeções de analistas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!