Itaú lança serviço de aluguel de veículos elétricos; saiba como vai funcionar

Nesta quinta-feira (12), o Itaú Unibanco anunciou a criação de um novo serviço de compartilhamento de carros elétricos, o chamado de Vec Itaú. Essa função vai permitir que os usuários façam o desbloqueio dos carros em estações que estão espalhadas pela cidade.

Itaú lança serviço de aluguel de veículos elétricos; saiba como vai funcionar
Itaú lança serviço de aluguel de veículos elétricos; saiba como vai funcionar (Imagem: Divulgação)

O desbloqueio será feito pelo celular, após o uso, os carros podem ser devolvidos na mesma estação ou em outra estação de carregamento, assim como acontece com as bicicletas compartilhadas.

A fase teste do projeto deve ser lançada no primeiro semestre de 2021 e deve ser exclusiva para aqueles que são colaboradores do banco. 

A primeira cidade selecionada para a realização do teste é São Paulo, mas o plano é se espalhar po outras capitais do país.

De acordo com Luciana Nícola, Superintendente de Relações institucionais e governamentais do Itaú afirmou como o serviço de bicicletas está implementado em 5 capitais:São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Pernambuco e em Santiago, no Chile.

Esses sao os lugares em que o banco já possui expertise para estudar a possibilidade de testar o vec Itaú de maneira mais rápida,“Nessas cidades já temos conhecimento para entrar com o serviço de carros elétricos”, disse Luciana.

O diretor do Itaú Unibanco, Rodnei Bernardinho de Souza. acrescentou que os testes vão ser iniciados com cerca de 6 carros, que vão circular entre os polos administrativos do banco.

“Vamos testar com os colaboradores entre nossas sedes na cidade. […] O tamanho da frota será consequência da análise de cada cidade e de sua demanda, mas queremos atender todos os interessados. Após os testes no primeiro semestre, vamos consolidar as informações e ampliar o serviço de maneira organizada”, disse.

O banco ainda não informou qual será o valor do serviço. Esse projeto foi criado em parceria com a Ucorp, que é responsável pelo desenvolvimento do aplicativo e da plataforma pela infraestrutura de conectividade e pela operação de logística.

Como vai funcionar?

Para usar a ferramenta, os usuários precisam baixar o aplicativo do vec Itaú, de fazer um cadastro,reservar o carro e na data,local e hora que foram combinados.

Após isso, encontrar o carro e realizar o desbloqueio pelo aplicativo.

Todos os carros são elétricos e por agora, estarão disponíveis aos veículos nos modelos Jaguar I-Pace, BMW i3 e JAC iEV40.