IPVA 2021: Governo de Mato Grosso do Sul mantém alíquotas e regras de pagamento; confira

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul anunciou que manterá os descontos para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021. O benefício valerá parque realizar o pagamento à vista do imposto. Com isso, haverá novamente o desconto de 15%. O prazo para esse pagamento em parcela única será dia 29 de janeiro.

IPVA 2021: Governo de Mato Grosso do Sul mantém alíquotas e regras de pagamento para o IPVA 2021
IPVA 2021: Governo de Mato Grosso do Sul mantém alíquotas e regras de pagamento para o IPVA 2021 (Imagem: Kaboompics .com/Pexels)

Por outro lado, quem preferir efetuar o pagamento parcelado, o primeiro valor terá o vencimento no dia 31 de janeiro. Esta forma de quitação poderá ser realizada em até cinco vezes.

Neste caso, os vencimentos serão nos dias 29 de janeiro, 26 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril e 31 de maio. Vale ressaltar que para que o parcelamento seja possível, o valor mínimo precisa ser de R$ 30 para motos e R$ 55 para os demais veículos.

Essas condições especiais foram prorrogadas conforme a publicação do decreto nesta quinta-feira (12). Metade da quantia arrecadada com o imposto será revertida aos municípios. A outra metade, por sua vez, será destinada ao Estado, que utilizará em ações e obras voltadas à sociedade.

Alíquota dos veículos

Os carros de passeio com capacidade de até oito passageiros, com uso de óleo diesel, terão a alíquota de 4,5%. Os carros de passeio e camionetas usados terão a mesma alíquota, de 3,5%. Já os ônibus e micro-ônibus, o valor percentual será de 2%.

Com relação aos veículos novos de revendedores presentes no Mato Grosso do Sul, o valor reduzido na base de cálculo se manterá em 50%.

Recursos tecnológicos para a população do estado

Os condutores estão contando com alguns recursos para facilitar no dia a dia. Um dos sistemas adotados pela população foi a CNH Digital que, segundo o Departamento Nacional de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) teve aumento de 110%, comparado ao ano passado.

O número de condutores que já utilizaram o recurso este ano foi de 95.327. Entre os meses de janeiro a novembro de 2019, o registro havia sido de 45.225 habilitações ativas.

Além disso, os condutores contam com uma novidade: O Detran Pag. Por meio deste totem de autoatendimento, os clientes podem pagar guias de serviços com um cartão de débito de qualquer banco.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.