Urgente! Governo desiste de criar Renda Cidadã e promete mais investimento no Bolsa Família 2021

Futuro dos projetos socias brasileiros parece ser decidido por meio da praticidade. Nessa semana, fontes oficiais do governo federal informaram que o presidente Jair Bolsonaro não irá criar o novo Renda Cidadã e também não renovará o auxílio emergencial. De acordo com as informações concedidas, o plano para garantir a agenda popular do gestor é manter o Bolsa Família que deverá passar por uma renovação.  

Urgente! Governo desiste de criar Renda Cidadã e promete mais investimento no Bolsa Família 2021 (Imagem: Google)
Urgente! Governo desiste de criar Renda Cidadã e promete mais investimento no Bolsa Família 2021 (Imagem: Google)

Desde o primeiro semestre deste ano se fala na possibilidade de criar um novo projeto social para substituir o Bolsa Família. A iniciativa foi elaborada pelo próprio Bolsonaro e sua equipe, mas tornou-se um grande obstáculo para a sua governança.

Diante do aperto na folha orçamentária e atraso na validação dos projetos, o chefe de estado passou a optar pela manutenção do atual BF 

A ideia, não oficialmente publicada até o momento, é dar fim as propostas de novos projetos e cancelar definitivamente o auxílio emergencial.

Dessa forma, para sobrepor as pautas e beneficiar os menos favorecidos a partir de 2021, Bolsonaro deseja aumentar o número de pessoas contempladas pelo Bolsa Família. 

Nesse momento o programa ajuda cerca de 14,2 milhões de famílias. Ele deseja inserir ao menos mais 3 milhões de novas pessoas, sendo parte desses inscritos aqueles que estavam sendo contemplados pelo auxílio emergencial.  

Verba disponível 

Para poder sustentar a ação, o governo prevê realizar alterações em outros programas sociais. No entanto tais informes ainda não foram divulgados.

Sabe-se que Bolsonaro não aprovou o andamento das propostas anteriores, como o congelamento de reajustes nos salários do INSS, tendo em vista a repercussão negativa em sua campanha eleitoral.  

Para 2021 o esperado é que sejam disponibilizado cerca de R$ 34,8 bilhões para a manutenção do Bolsa Família. Porém, caso o aumento das famílias aconteça essa renda deverá ser ainda maior.

Em comparação com o ano passado o valor concedido é quase 5 bilhões a mais. Para 2020 o programa contou com o suporte de R$ 29,5 bilhões.  

O pronunciamento oficial sobre tais pautas só deverá ocorrer após as eleições 2020. A decisão de adiar o projeto foi tomada pelo próprio Bolsonaro sob a justificativa de não facilitar nas estratégias de campanha dos seus opositores. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.