Senai abre 700 VAGAS para cursos técnicos gratuitos; veja como se inscrever

Oportunidade de ensino para estudantes de baixa renda. Nessa semana, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) informou que está com seleção aberta ofertando 735 bolsas de estudo na Bahia. As vagas serão referentes a cursos técnicos presenciais e semipresenciais, destinadas para jovens que declararem uma renda mínima. As inscrições são feitas pela internet até o mês de dezembro. Saiba como participar.  

Senai abre 700 VAGAS para cursos técnicos gratuitos; veja como se inscrever (Imagem: Google)
Senai abre 700 VAGAS para cursos técnicos gratuitos; veja como se inscrever (Imagem: Google)

Se você deseja iniciar um curso técnico e não tem recursos financeiros o suficiente, o Senai pode ser sua oportunidade. Para participar do programa de bolsas é preciso se cadastrar por meio do portal da instituição.

As inscrições estarão sendo feitas até o dia 9 de dezembro e solicita uma série de documentações.  

Requisitos para concorrer as bolsas 

Quem for se candidatar precisará apresentar os registros de identificação pessoal, meios de contato e também será necessária uma comprovação de renda.

Nesse caso, o documento a ser exibido pode ser um extrato do imposto de renda ou folha bancária de salário. Só poderá participar aqueles que comprovarem se enquadrar na condição de baixa renda.  

Outro ponto importante é que a seleção será feita a partir do desempenho do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 a 2019. Com o covid-19, a instituição não poderá aplicar as tradicionais provas de avaliação.

Dessa forma, a média dos selecionados levará em consideração a pontuação do último vestibular realizado.  

Locais com oportunidades disponíveis  

Segundo os informes do Senai as vagas estarão disponíveis em 12 cidades da Bahia, sendo elas: Salvador, Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Serrinha, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. 

Além das bolsas integrais a instituição estará também com oportunidade para os alunos pagantes que terão acesso a descontos. O processo de matrícula para esse grupo deve ocorrer até o dia 20 de dezembro, sendo selecionados 6.460 estudantes 

As aulas deverão ocorrer no primeiro semestre letivo de 2021 e acontecerão em plataformas digitais e presenciais a se considerar o atual cenário do covid-19. A instituição ressalta ainda que o calendário letivo pode ser alterado a depender da pandemia. 

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile