Preço da gasolina e do diesel serão reajustados novamente pela Petrobras; confira novos valores

A partir desta quinta-feira (12), a Petrobras aumentará o preço da gasolina nas suas refinarias em 6% e do diesel em 5%. O comunicado aconteceu para as distribuidoras nesta quarta (11). Esta foi a primeira mudança no valor durante o mês de novembro.

Petrobras indica que o preço da gasolina e do diesel serão reajustados novamente
Petrobras indica que o preço da gasolina e do diesel serão reajustados novamente (Imagem: Skitterphoto/Pexels)
publicidade

Além disso, o diesel utilizado nos navios também terá alta, em 5%. Esta alta acontece por conta do aumento que o petróleo Brent tem tido no mercado internacional ultimamente. Isto tem acontecido em decorrência das grandes expectativas que as vacinas contra a covid-19 têm apresentado.

Conforme indicado pela Petrobras, os valores seguem de acordo com a paridade de informação. Fatores como as cotações internacionais do câmbio e petróleo possuem relação com a variação.

Consumo de combustível

Conforme indicado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), por meio de dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o consumo de combustível teve recuperação no mês de setembro deste ano.

O consumo médio mensal de combustíveis do ciclo Otto teve alta de 17,9%, em relação às vendas do mês de março a agosto. O etanol apresentou expansão de 21,9%, enquanto a gasolina teve de 16,4%.

Todos os estados do país indicaram alta nas vendas de gasolina e hidratado em setembro, na comparação com o volume de março a agosto de 2020.

No entanto, o acumulado de janeiro a setembro deste ano das vendas de combustíveis esteve abaixo do volume do ano passado. A gasolina teve queda de 9,1% no volume, com a totalidade de 25,50 bilhões de litros. Já o hidratado teve diminuição de 15,2%, com o total de 13,74 bilhões de litros.

Com relação ao etanol, houve registro de queda, mas com valor parecido com o acumulado de 2019. A diferença foi de 47,0%, deste ano, contra 48,2%, no ano passado. Os estados brasileiros destacados pelo apontamento foram Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo.

AvatarSilvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.