Detran-RJ realizará novo mutirão de atendimentos neste sábado (14) para primeira habilitação

Nesta terça-feira (10), o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) divulgou um novo sistema de agendamento e abriu 200 mil vagas de uma vez para os próximos 15 dias. Saiba mais.

 Detran-RJ realizará novo mutirão de atendimentos neste sábado (14) para primeira habilitação
Detran-RJ realizará novo mutirão de atendimentos neste sábado (14) para primeira habilitação (Foto: Google)

Anteriormente, os agendamentos eram feitos apenas para os dois dias seguintes. Mas se encerraram as vagas para o serviço de primeira habilitação. Para os outros serviços ainda tem disponibilidade.

Por esses fatores, no próximo sábado (14) o Detran-RJ irá realizar um novo mutirão apenas para o serviço de primeira habilitação.

No total, serão 8 mil vagas em 22 postos de todas as regiões do estado. Porém, é necessário fazer o agendamento como em todos os outros mutirões.

Como fazer o agendamento

O agendamento começa nesta quinta-feira (12) e pode ser realizado pelos telefones (21) 3460-4040, (21) 3460-4041 e (21) 3460-4042 ou através do portal do Detran-RJ.

O órgão ressalta que, por causa da pandemia do Covid-19, os prazos foram suspensos ou adiados, segundo a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

E destaca ainda que houve uma prorrogação no calendário de licenciamento anual de veículos e o prazo para regularização vai até 30 de novembro.

Mais informações sobre o Detran

O Departamento Estadual de Trânsito é um órgão executivo dos estados brasileiros (e do Distrito Federal), ou seja, cada estado possui seu próprio Detran, que segue às leis e aos decretos estaduais para definir o seu próprio regimento interno.

A definição deste departamento está prevista na Lei 9.503, de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que faz a regulamentação do Sistema Nacional de Trânsito e dos órgãos administrativos que o compõem.

Quais as principais atribuições feitas pelo Detran?

Por mais que cada Detran possua seu próprio regimento, todos eles cumprem funções semelhantes. Confira algumas dessas atribuições feitas pelo órgão:

  • Primeira Habilitação
  • Reciclagem
  • Vistorias, emplacamentos e inspeções
  • Autuação e aplicação de medidas administrativas
  • Qual a importância desse departamento?

A atuação do Detran é muito importante para os cidadãos em questões voltadas à regularização de veículos e de documentação. Já que, ao se tratar de questões burocráticas, esse departamento é a principal referência para os condutores em prática e em formação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!