Detran-RJ amplia número de vagas para atendimento nas unidades; agende seu horário

Nesta terça-feira (10), o presidente do Detran-RJ, Adolpho Konder, anunciou que o sistema do órgão iria passar por uma mudança permitindo a abertura de 200 mil vagas de agendamento. 

Detran-RJ amplia número de vagas para atendimento nas unidades; agende seu horário
Detran-RJ amplia número de vagas para atendimento nas unidades; agende seu horário (Foto: Google)

Os condutores vão poder agendar os serviços de habilitação para serem realizados entre os dias 11 de novembro e 2 de dezembro.

Os serviços relacionados aos veículos, como de transferência de propriedade, entre 11 e 17 de novembro. 

Até o momento, essas marcação dos serviços só poderiam ser feitas para os dois dias seguintes.

O único serviço que continua paralisado é o de emplacamento por conta dos problemas com a empresa que é responsável por essa função.

De acordo com Konder, o sistema para o agendamento estava restrito aos dois dias seguintes e isso causou uma dificuldade nas marcações, pois a demanda acumulou com a pandemia. 

Apesar disso, agora, o sistema vai permitir que o agendamento seja feito até 15 dias úteis nos serviços de habilitação e de cinco dias para os veículos.

“Ouvimos a população e vamos dar mais previsibilidade. O motorista vai conseguir se programar e agendar o serviço com mais tranquilidade”, disse o presidente que está um mês a frente do Detran.

Depois dessa alteração, o órgão espera que aconteça uma redução de demanda que estava reprimida, assim como a ação dos oportunistas que estão realizando cobrança de taxas para agendar o serviço.

Os falsos despachantes estão oferecendo os serviços de forma ilegal em filas presenciais, nas próprias unidades do Detran e nas redes sociais.

“Nesse primeiro mês, determinei uma força-tarefa para fechar o cerco a esses golpistas. Fizemos duas operações na sede em outubro e cinco pessoas foram autuadas. Também solicitei apoio ao secretário de Polícia Civil. O cerco vai fechar ainda mais”,disse Konder.

Além disso, o órgão faz mutirão no final de semana para atender aqueles que estavam com demandas represadas nos serviços de habilitação.

O Detran-RJ vai abrir todos os finais de semanas em novembro para ajudar na redução das demandas que acumularam por conta da pandemia.

No entanto, o órgão reforça que diversos serviços tiveram os prazos suspensos pela resolução 782 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e não precisam ser feitos neste período.