Como funciona um rodízio de energia? Entenda detalhes do sistema que está acontecendo no Amapá

Após passar por um incêndio que danificou seus transformadores elétricos, a região do Amapá permanece com um rodízio de energia falho e insuficiente. Na última semana, todo o estado foi afetado pela falta de distribuição de luz e eletricidade como um todo. Desde então, o governo estadual adotou um esquema de turnos para que cada município tivesse um acesso mínimo de abastecimento.

Como funciona um rodízio de energia? Entenda detalhes do sistema que está acontecendo no Amapá (Imagem: Reprodução/Google)
Como funciona um rodízio de energia? Entenda detalhes do sistema que está acontecendo no Amapá (Imagem: Reprodução/Google)

O rodízio de energia realizado no Amapá contempla as 13 cidades que ficaram sem acesso ao fornecimento elétrico.

A ideia é que durante horários específicos cada região possa consumir um pouco de energia de modo que não passe por todo o período de manutenção dos distribuidores em apagão.

Até o momento o estado foi dividido em grupos, onde cada categoria precisa contar com até 6h de consumo. No entanto, apenas 65% da capacidade do sistema elétrico foi restabelecido, tendo alguns locais onde a luz se quer não voltou.

Para os hospitais e demais serviços essenciais foi providenciado geradores. Apenas as cidades de Macapá e Santana estão com um fornecimento mantido por 24h.

A escolha dessas localidades levou em consideração o número populacional e facilidade de locomoção entre as cidades vizinhas.

Previsão de retorno

De acordo com a previsão fornecida pelo governo federal e estadual, a região ficará por aproximadamente 15 dias funcionando entre turnos. O tempo foi justificado com a afirmação de que é preciso providenciar outros transformadores para substituir aqueles danificados pelo fogo.

Uma vez em que os equipamentos serão transportados de outros estados será preciso aguardar para a instalação e manutenção. Até lá, os cidadãos continuarão na divisão de 6h com energia e as demais desativados.

Quem trabalha com serviços mais básicos, como venda de produtos, está tentando se desdobrar mesmo sem acesso a maquinas de pagamento. Já no caso de donos de supermercados, há uma esperança de que geradores serão enviados para garantir o abastecimento local.

No que diz respeito aos moradores em seus lares, há quem esteja utilizando a bateria do carro para carregar os celulares e assim obter novas notícias sobre a situação do estado. Até o momento não foram liberadas previsões atualizadas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.