Brasil atinge a marca de 11 milhões de MEIs; benefícios oferecidos estão entre os atrativos

Um levantamento feito pelo Portal do Empreendedor apontou que o Brasil possui, atualmente, mais de 11 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) registrados. Benefícios oferecidos pelo governo e outras instituições estão entre os atrativos que vêm motivando o crescimento de empreendedores formalizados.

Brasil atinge a marca de 11 milhões de MEIs; benefícios oferecidos estão entre os atrativos (Imagem: Freepik)
publicidade

Dentre os atrativos, está a facilidade que microempresário individual está encontrando na hora de buscar soluções de crédito. As instituições financeiras oferecem oportunidade de empréstimo fácil e créditos com taxas atraentes.

Uma pesquisa do Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que a concessão de empréstimo às micro e pequenas empresas registrou um crescimento de 9% entre os dias 31 de agosto e 1º de outubro com 31% dos empreendedores aprovados pelas instituições.

“O MEI é uma forma de sair da informalidade, regularizar a profissão e buscar novas possibilidades de renda. As pessoas estão percebendo que o MEI é uma porta de entrada ao empreendedorismo e uma alternativa às altas taxas de desemprego. Abrir uma microempresa significa criar novas oportunidades de trabalho, como vender e prestar serviços para empresas com emissão de nota fiscal e até participar de licitações do governo”, afirmou.

Benefícios dos microempreendedores individuais (MEIs):

Um MEI pode usufruir de diversas vantagens, como o acesso a um CNPJ, apoio técnico do Sebrae, possibilidade de emissão de nota fiscal, baixo custo mensal de tributos em valores fixos, como ISS, ICMS ou INSS, entre outros.

Ao se formalizar, o MEI pode obter benefícios previdenciários, caso cumpra os pontos requeridos. Entre os direitos, estão inclusos aposentadoria por idade – mulheres aos 60 e homens aos 65 anos; aposentadoria por invalidez com contribuição necessária de 12 meses; auxílio-doença; salário maternidade; pensão por morte e auxílio reclusão caso ocorra o óbito do cônjuge ou familiar.

Vale lembrar que esses direitos são assegurados mediante o pagamento da contribuição mensal. Essa quantia não sofre alterações ao longo dos meses, somente quando há mudança de valores sobre o salário mínimo.

O MEI também possui benefícios na compra de carro. As montadoras oferecem desconto para o que o empreendedor tenha a oportunidade de possuir um veículo 0 km. Para aproveitá-lo, é preciso entrar em contato com a montadora para entender a política de cada uma, já que o desconto varia de 2,5% a 30%.

Uma das facilidades dos MEIs é ter acesso ao cartão BNDES, que pode ser utilizado em financiamentos de qualquer tipo – dentro do limite máximo de faturamento. Para obter o cartão, é preciso ter uma conta aberta em um dos bancos emissores e acessar o site do cartão para solicitá-lo.

AvatarREDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.