UFPEL cancela vestibular online para cursos EAD e divulga data de prova presencial

Após determinação judicial, o vestibular online da UFPEL está suspenso e, agora, serão realizadas provas presenciais ainda nesse mês de novembro. Veja como funcionará o processo seletivo.

publicidade
UFPEL cancela vestibular online para cursos EAD e divulga data de prova presencial
UFPEL cancela vestibular online para cursos EAD e divulga data de prova presencial. Imagem/Reprodução Google

Já noticiamos aqui, no início de outubro, sobre a suspenção do vestibular online da UFPEL.

Naquele momento a suspenção foi realizada com a justificativa de que havia a possibilidade da realização de fraude no processo seletivo. Assim, o Juiz Federal, Cristiano Bauer Sica Diniz disse em sua decisão:

publicidade

“A sistemática de avaliação adotada (…) não garantiu, sequer minimamente, que a seleção tenha sido realizada de forma ética, igualitária e justa, razão pela qual resta evidente a ilegalidade do certame”.

Agora, a Universidade Federal de Pelotas, acatando outra decisão judicial acaba de suspender o vestibular online. Que foi voltado à Educação à Distância nos cursos de Letras (Espanhol), Filosofia, História e Matemática.

Como fica o Vestibular da UFPEL a partir de agora?

Com a decisão, as provas realizadas em setembro não poderão ser instrumento de seleção dos alunos que ingressarão na instituição em 2021.

Assim, a Universidade decidiu pela realização de um exame presencial a ser aplicado em 28 de novembro de 2020 às 14 horas.

O exame será uma outra redação, assim como foi feito na prova online, mas com tema diferente do já utilizado.

A prova será realizada nas cidades em que há polos da UFPEL, os locais de aplicação ainda serão divulgados por meio da página do vestibular.

publicidade

Outras implicações

Quem não desejar participar desse povo processo seletivo poderá solicitar a restituição do seu investimento até a próxima semana, no dia 11.

No entanto, quem não fizer esse requerimento e ainda assim não comparecer para realizar a prova presencial será considerado desclassificado do vestibular. Para solicitar a devolução da taxa de inscrição, preencha o seguinte formulário.

Além da necessidade de manifestar o desejo de não participar do processo seletivo, quando for o caso. Também é preciso que aquelas pessoas que necessitam de atendimento diferenciado façam a solicitação novamente.

publicidade

Outra medida adotada diz respeito às questões sanitárias, seguindo as orientações das autoridades. Todos os candidatos deverão:

  • ter a temperatura aferida na entrada,
  • terão álcool a 70% disponibilizados
  • devem fazer uso de máscara em todo o tempo em que permanecerem nos locais de prova.

Acompanhe a nossa editoria de Carreiras no portal FDR.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.