IPTU: Parcela de maio do imposto pode ser paga até o próximo dia 20 em Arujá-SP

Nos dias 10 e 20 de novembro os moradores de Arujá terão a possibilidade de efetuar o pagamento da parcela do IPTU do mês de maio. Para pagar o tributo sem a cobrança de juros ou multa é preciso que faça a atualização do boleto através do site da Prefeitura.

IPTU: Parcela de maio do imposto pode ser paga até o próximo dia 20 em Arujá-SP
IPTU: Parcela de maio do imposto pode ser paga até o próximo dia 20 em Arujá-SP (Foto: Google)

Ao acessar o portal da administração municipal,  selecione a opção ‘Pesquisa de Débitos do Imóvel’. É necessário preencher o formulário com os dados solicitados, como o número da inscrição do imóvel e o CPF ou CNPJ do proprietário, disponíveis no carnê de IPTU.

Os pagamentos podem ser feitos nos dois totens de autoatendimento do Paço Municipal, que permitem o contribuinte parcelar os tributos e taxas municipais no cartão de crédito em até 12 vezes sem juros. O serviço também disponibiliza a opção de realizar o pagamento com cartão de débito à vista.

O adiamento das parcelas do IPTU dos meses de abril a junho ocorreu por causa da pandemia do Covid-19, com o objetivo de aliviar o orçamento familiar diante dos impactos econômicos causados pela crise sanitária.

Ainda segundo a administração municipal, os contribuintes também necessitam ficar atentos ao vencimento do mês de junho, que teve o prazo limite transferido para o mês de dezembro.

O que é IPTU e quem precisa pagar? 

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é o tributo destinado a propriedades com construção no meio urbano. Sua cobrança é realizada anualmente de todos os proprietários de casas, prédios ou estabelecimentos comerciais nas cidades. 

Como o IPTU incide sobre a propriedade, é necessário que o contribuinte realize o pagamento do imposto conforme o número total de imóveis que possui em seu nome. Se a propriedade for urbana, mas seja apenas um terreno, sem construção, paga-se o  Imposto Territorial Urbano (ITU). Se estiver fora do perímetro urbano, incide o Imposto Territorial Rural (ITR).

Como é feito o cálculo do IPTU?

Para o cálculo do IPTU ser feito é preciso ter o valor venal do imóvel, que é o preço da propriedade estabelecido conforme o Poder Público. Sobre esse valor, é feita a aplicação de alíquotas, descontos e acréscimos que são determinados pelos municípios.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!