CNH Social vira alvo de golpe na Paraíba, alerta Detran

Atenção paraibanos, há um novo golpe na praça. Nessa semana, o coordenador do Detran de Campina Grande, Wanderley Medeiros, informou que há quadrilhas espalhando links falsos solicitando a participação no programa CNH Social. De acordo com o órgão, os anúncios têm como finalidade roubar os dados dos interessados por aplicativos como o WhatsApp.

CNH Social vira alvo de golpe na Paraíba, alerta Detran (Imagem: Google)
CNH Social vira alvo de golpe na Paraíba, alerta Detran (Imagem: Google)

Se você mora na Paraíba e deseja participar o projeto CNH Social, fique atento. Há uma rede de mensagens sendo compartilhadas solicitando as inscrições no programa.

No entanto, o link enviado pelo whatsapp é falso e tem como finalidade aplicar golpes por meio do roubo de dados de identificação social.

Detran se pronuncia sobre o caso

Ao tomar ciência da quantidade de pessoas que estavam sendo afetados pela falsa notícia, o Detran informou que não há um canal de inscrição para o CNH Social nesse momento.

Em entrevista para uma emissora de rádio da região, o coordenador solicitou aos cidadãos que ignorassem as postagens e não se registrassem pelas plataformas.

Wanderley esclareceu ainda que nesse momento não há inscrições do CNH Social abertas para a região da Paraíba. Trata-se de uma ação criminosa onde os organizadores vêm se aproveitando da popularidade do projeto para aplicar golpes.

– Muita gente tem ligado para o Detran procurando saber sobre as inscrições para Habilitação Social, porque estão recebendo mensagens pelo WhatsApp e com link para fazer cadastro. Esta informação não procede. Se alguém está recebendo isso é tentativa de golpe, porque pessoas acessam link e preenchem dados. Não está aberta inscrição na Paraíba –  explicou.

Sobre a CNH social

O projeto é coordenado pelo Detran de cada estado e tem como finalidade permitir que os cidadãos de baixa renda possam tirar a carteira de habilitação de forma gratuita. Para participar é preciso obedecer aos critérios de renda com base no piso nacional.

Se aceito, o aluno passa a assistir todas as aulas teóricas e práticas ofertadas pelo Detran e ainda ganha o direito de fazer os exames médicos e de avaliação de direção sem precisar pagar pelas taxas.

O período de inscrição e quantidade de vagas varia de acordo com os governos estaduais.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.