CNH Social vira alvo de golpe na Paraíba, alerta Detran

Atenção paraibanos, há um novo golpe na praça. Nessa semana, o coordenador do Detran de Campina Grande, Wanderley Medeiros, informou que há quadrilhas espalhando links falsos solicitando a participação no programa CNH Social. De acordo com o órgão, os anúncios têm como finalidade roubar os dados dos interessados por aplicativos como o WhatsApp.

CNH Social vira alvo de golpe na Paraíba, alerta Detran (Imagem: Google)
CNH Social vira alvo de golpe na Paraíba, alerta Detran (Imagem: Google)

Se você mora na Paraíba e deseja participar o projeto CNH Social, fique atento. Há uma rede de mensagens sendo compartilhadas solicitando as inscrições no programa.

No entanto, o link enviado pelo whatsapp é falso e tem como finalidade aplicar golpes por meio do roubo de dados de identificação social.

Detran se pronuncia sobre o caso

Ao tomar ciência da quantidade de pessoas que estavam sendo afetados pela falsa notícia, o Detran informou que não há um canal de inscrição para o CNH Social nesse momento.

Em entrevista para uma emissora de rádio da região, o coordenador solicitou aos cidadãos que ignorassem as postagens e não se registrassem pelas plataformas.

Wanderley esclareceu ainda que nesse momento não há inscrições do CNH Social abertas para a região da Paraíba. Trata-se de uma ação criminosa onde os organizadores vêm se aproveitando da popularidade do projeto para aplicar golpes.

– Muita gente tem ligado para o Detran procurando saber sobre as inscrições para Habilitação Social, porque estão recebendo mensagens pelo WhatsApp e com link para fazer cadastro. Esta informação não procede. Se alguém está recebendo isso é tentativa de golpe, porque pessoas acessam link e preenchem dados. Não está aberta inscrição na Paraíba –  explicou.

Sobre a CNH social

O projeto é coordenado pelo Detran de cada estado e tem como finalidade permitir que os cidadãos de baixa renda possam tirar a carteira de habilitação de forma gratuita. Para participar é preciso obedecer aos critérios de renda com base no piso nacional.

Se aceito, o aluno passa a assistir todas as aulas teóricas e práticas ofertadas pelo Detran e ainda ganha o direito de fazer os exames médicos e de avaliação de direção sem precisar pagar pelas taxas.

O período de inscrição e quantidade de vagas varia de acordo com os governos estaduais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.