Atenção paraibanos, há um novo golpe na praça. Nessa semana, o coordenador do Detran de Campina Grande, Wanderley Medeiros, informou que há quadrilhas espalhando links falsos solicitando a participação no programa CNH Social. De acordo com o órgão, os anúncios têm como finalidade roubar os dados dos interessados por aplicativos como o WhatsApp.
Se você mora na Paraíba e deseja participar o projeto CNH Social, fique atento. Há uma rede de mensagens sendo compartilhadas solicitando as inscrições no programa.
No entanto, o link enviado pelo whatsapp é falso e tem como finalidade aplicar golpes por meio do roubo de dados de identificação social.
Detran se pronuncia sobre o caso
Ao tomar ciência da quantidade de pessoas que estavam sendo afetados pela falsa notícia, o Detran informou que não há um canal de inscrição para o CNH Social nesse momento.
Em entrevista para uma emissora de rádio da região, o coordenador solicitou aos cidadãos que ignorassem as postagens e não se registrassem pelas plataformas.
Wanderley esclareceu ainda que nesse momento não há inscrições do CNH Social abertas para a região da Paraíba. Trata-se de uma ação criminosa onde os organizadores vêm se aproveitando da popularidade do projeto para aplicar golpes.
– Muita gente tem ligado para o Detran procurando saber sobre as inscrições para Habilitação Social, porque estão recebendo mensagens pelo WhatsApp e com link para fazer cadastro. Esta informação não procede. Se alguém está recebendo isso é tentativa de golpe, porque pessoas acessam link e preenchem dados. Não está aberta inscrição na Paraíba – explicou.
Sobre a CNH social
O projeto é coordenado pelo Detran de cada estado e tem como finalidade permitir que os cidadãos de baixa renda possam tirar a carteira de habilitação de forma gratuita. Para participar é preciso obedecer aos critérios de renda com base no piso nacional.
Se aceito, o aluno passa a assistir todas as aulas teóricas e práticas ofertadas pelo Detran e ainda ganha o direito de fazer os exames médicos e de avaliação de direção sem precisar pagar pelas taxas.
O período de inscrição e quantidade de vagas varia de acordo com os governos estaduais.