Caixa anuncia NOVO modelo de financiamento imobiliário; entenda o que mudou

A Caixa Econômica Federal anunciou uma nova linha de financiamento imobiliário. Este modelo funcionará com correção pela poupança. Os juros serão menores que os empréstimos tradicionais. O relato aconteceu pelo Pedro Guimarães, presidente da Caixa, durante o evento da Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) na última quinta-feira (5).

Caixa Econômica Federal anuncia NOVO modelo de financiamento imobiliário com juros atrelados à poupança
Caixa Econômica Federal anuncia NOVO modelo de financiamento imobiliário com juros atrelados à poupança (Imagem: Andrew Wilus/Pexels)

A ideia para essa modalidade veio em seguida após a adesão de outros bancos concorrentes. Mais detalhes sobre o funcionamento e data para o lançamento não foram fornecidos.

Atualmente, a taxa Selic está em 2% ao ano, com rendimento mensal da poupança por volta de 0,11% e 0,12%. A poupança representa 70% da Selic, com o valor de 1,40%.

Dessa forma, esta modalidade pode indicar risco aos clientes que aderirem. Caso a Selic apresente aumento futuramente, as pessoas terão impacto direto no valor a ser pago.

Por conta de que financiamentos imobiliários costumam ter duração mais longa, o valor atual pode indicar economia no curto prazo, mas podem ser arriscadas nos anos seguintes.

Linhas de crédito imobiliário da Caixa

Esta seria a quarta linha de crédito imobiliário oferecida pela Caixa. Uma delas é a atrelada à inflação, com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

As taxas de juros são de 2,95% a 4,95% ao ano. Esta linha pode ser usada aquisição de imóvel novo ou usado, com prazo de até 360 meses para quitar o pagamento.

A segunda linha existente é a indexada à Taxa Referencial (TR). Os juros presentes são de 6,50% a 8,50% ao ano. O funcionamento tem validade para aquisição de imóvel novo ou usado, compra de terreno, construção, reforma e ampliação. O pagamento poderá ser feio em até 420 meses.

Por último, a linha com taxas de juros prefixadas oferece variação de 8,00% a 9,75% ao ano. Poderá ser usada para imóvel novo ou usado. O limite para o pagamento é de 360 meses.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.