Amazon abre mais três centros de distribuição no Brasil e anuncia MENOR prazo de espera nas entregas

Nesta segunda-feira (9), a Amazon anunciou o lançamento de três novos Centros de Distribuição (CDs), que estão localizados nas cidades de Betim (MG), Santa Maria (DF) e Nova Santa Rita (RS). Do ano passado para cá, a empresa passou de um para oito centros logísticos no Brasil.

Amazon abre mais três centros de distribuição no Brasil e anuncia MENOR prazo de espera nas entregas
Amazon abre mais três centros de distribuição no Brasil e anuncia MENOR prazo de espera nas entregas (Imagem: Bryan Angelo/Unsplash)

“Até mês passado entregávamos em dois dias em mais ou menos 400 cidades. Agora são cerca de 500 cidades”, afirmou o presidente da Amazon no Brasil, Alex Szapiro.

Ele apontou que já consegue cumprir esse prazo para os assinantes Prime em mais locais, porém não muda a “promessa” para o cliente enquanto a companhia não alcançar um nível de cerca de 98% das entregas nesse prazo por semanas recorrentes.

A empresa não revelou de forma clara o porquê da escolha desses Estados nem o quanto foi investido nos lançamentos. Mas os governadores de cada um dos três Estados comemoraram a vinda dos empreendimentos.

O presidente disse somente que as escolhas não foram pautadas por vantagens fiscais, mas sim, por questões estratégicas.

Distribuição em outras regiões

Em relação ao centro de distribuição do DF, ele aponta que na cidade existe a possibilidade de servir a regiões como Norte e Nordeste através da malha aérea da região.

“Nossa estratégia não é regional, é nacional”, comenta. No total, a companhia deve gerar 1.500 empregos diretos através das novas instalações.

Black Friday da Amazon

Sobre a estratégia de Black Friday da Amazon, Szapiro diz que para a empresa é fundamental que a entrega seja rápida e o cliente possua uma boa experiência de compra.

A maior quantidade de CDs é muito importante para a empresa acelerar suas entregas no Brasil, já que seu modelo de negócios no país não conta com lojas físicas.

No Brasil, modelos de negócios multicanais no varejo têm se tornado eficientes em regiões com mais dificuldades logísticas, com as lojas funcionando como mini centros de distribuição.

Sem esse fator, a Amazon avança de outras maneiras, com o produto viajando mais, do CD até a casa do cliente.

Sobre a Amazon

A história da Amazon se iniciou em 1994, quando Jeff Bezos, deixou o emprego de vice-presidente em uma empresa de serviços financeiros de Wall Street para se mudar para Seattle. Ele havia realizado um curso de como montar uma livraria e estava interessado em vender livros pela internet.

Sair da versão mobile