UnB publica edital com 307 vagas remanescentes; veja cursos disponíveis

As vagas remanescentes da UnB são aquelas que restaram do processo seletivo para ingresso no segundo semestre letivo de 2020. As inscrições abrem na próxima segunda-feira, 9, e os candidatos terão pouco mais de uma semana para se candidatar.

UnB publica edital com 307 vagas remanescentes; veja cursos disponíveis
UnB publica edital com 307 vagas remanescentes; veja cursos disponíveis (Imagem/Reprodução Google)

A vaga remanescente é aquela vaga que “sobrou” após todas as chamadas do processo seletivo regular, ou seja, são as vagas não preenchidas.

Elas podem surgir por diversas questões, como o não preenchimentos de requisitos pré-estabelecidos, a não apresentação do candidato convocado, desistência de candidatos, entre outras questões.

Em 2020 ouvimos bastante esse termo, pois o SiSU, Prouni e Fies fizeram seletivas para preenchimentos desse tipo de vagas, agora é a vez da UnB.

Como será essa seleção?

O processo seletivo avaliará a nota alcançada pelo estudante no Enem 2019 e acontece seguindo três sistemas: Sistema Universal, Sistema de Cotas para Escolas Públicas e o Sistema de Cotas para Negros.

Inscrições

Para se candidatar a uma das vagas, os candidatos devem realizar a inscrição no site da  Cebraspe e seguir os passos:

  1. Preencher a ficha de inscrição;
  2. Responder ao questionário socioeconômico;
  3. Escolher entre os tipos de concorrências disponíveis: Sistema Universal, Sistema de Cotas para Negros, Sistema de Cotas para Escolas Públicas;
  4. Marcar, quando for o caso, a opção de concorrer às vagas destinadas as pessoas com deficiência;
  5. Escolher o campus/curso/turno;
  6. Concordar com termos previstos no edital.

A inscrição tem o valor de R$ 60,00, mas será possível solicitar a isenção da taxa, para isso ele deve se enquadrar em uma das alternativas:

Acompanhe a editoria de Carreiras do portal de fique informado sobre os vestibulares com inscrições abertas.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile