UnB publica edital com 307 vagas remanescentes; veja cursos disponíveis

As vagas remanescentes da UnB são aquelas que restaram do processo seletivo para ingresso no segundo semestre letivo de 2020. As inscrições abrem na próxima segunda-feira, 9, e os candidatos terão pouco mais de uma semana para se candidatar.

UnB publica edital com 307 vagas remanescentes; veja cursos disponíveis
UnB publica edital com 307 vagas remanescentes; veja cursos disponíveis (Imagem/Reprodução Google)

A vaga remanescente é aquela vaga que “sobrou” após todas as chamadas do processo seletivo regular, ou seja, são as vagas não preenchidas.

Elas podem surgir por diversas questões, como o não preenchimentos de requisitos pré-estabelecidos, a não apresentação do candidato convocado, desistência de candidatos, entre outras questões.

Em 2020 ouvimos bastante esse termo, pois o SiSU, Prouni e Fies fizeram seletivas para preenchimentos desse tipo de vagas, agora é a vez da UnB.

Como será essa seleção?

O processo seletivo avaliará a nota alcançada pelo estudante no Enem 2019 e acontece seguindo três sistemas: Sistema Universal, Sistema de Cotas para Escolas Públicas e o Sistema de Cotas para Negros.

Inscrições

Para se candidatar a uma das vagas, os candidatos devem realizar a inscrição no site da  Cebraspe e seguir os passos:

  1. Preencher a ficha de inscrição;
  2. Responder ao questionário socioeconômico;
  3. Escolher entre os tipos de concorrências disponíveis: Sistema Universal, Sistema de Cotas para Negros, Sistema de Cotas para Escolas Públicas;
  4. Marcar, quando for o caso, a opção de concorrer às vagas destinadas as pessoas com deficiência;
  5. Escolher o campus/curso/turno;
  6. Concordar com termos previstos no edital.

A inscrição tem o valor de R$ 60,00, mas será possível solicitar a isenção da taxa, para isso ele deve se enquadrar em uma das alternativas:

  • Ter CadÚnico e preencher a declaração de que faz parte de família de baixa renda (declaração de hipossuficiência). É importante lembrar que as informações cadastradas serão conferidas junto aos órgãos competentes pela empresa organizadora do processo seletivo.
  • Ser candidato com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio e ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública de ensino ou ter cursado (todo o ensino médio ou parte dele) em rede privada como bolsista integral. Todas as informações prestadas precisam ser comprovadas pelo candidato.

Acompanhe a editoria de Carreiras do portal de fique informado sobre os vestibulares com inscrições abertas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.