PIX: Selecionamos três vantagens especiais da nova solução de pagamentos para as PMEs

A partir do dia 16 de outubro, milhões de pessoas terão acesso ao novo sistema de pagamento, o Pix. Serão diversas vantagens para realizar as transações financeiras, em comparação aos modelos tradicionais. O Banco Central (BC) disponibilizará a solução com a possibilidade de pagamentos instantâneos e funcionamento ininterrupto. Para as PMEs, outros benefícios serão possíveis.

Confira três vantagens especiais da nova solução de pagamentos, o Pix, para as PMEs
Confira três vantagens especiais da nova solução de pagamentos, o Pix, para as PMEs (Imagem: fauxels/Pexels)

As pequenas e médias empresas poderão obter diversos recursos para auxiliar no dia a dia, por conta da solução de pagamento Pix. O gerente de desenvolvimento de negócios na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Maurício Guerra, apontou alguns benefícios para essa classe.

Transação instantânea

Como mencionado, o sistema Pix tem como um dos grandes diferenciais o pagamento instantâneo, em até 10 segundos. Sendo assim, as PMEs poderão receber o dinheiro no caixa de forma mais rápida. Os pagamentos poderão ser feitos até pelo QR Code, de forma a facilitar para os clientes e as empresas.

No modelo tradicional, o valor pode demorar alguns dias para o dinheiro cair na conta. Com o Pix, a ação poderá acontecer em qualquer momento.

Menos taxas cobradas

A migração para o Pix permitirá economia na cobrança de taxas para as pessoas físicas, em comparação aos outros modelos. Como resultado, mais dinheiro poderá gerar mais receita.

O fluxo de caixa será mais ágil para as empresas, já que as mesmas também poderão realizas os cadastros das chaves Pix para efetuar pagamentos. Vale lembrar que as tarifas entre empresas haverá tarifa, mas para as pessoas físicas estarão sem a cobrança.

Maior adesão de clientes

Por conta da facilidade de pagamento, sem necessitar ter em mãos dinheiro físico, cartões ou boleto, o sistema poderá atrair cada vez mais pessoas. O pagamento poderá ser feito com o uso de um smartphone.

Com o funcionamento da solução em 24 horas por dia, em todos os dias da semana, estará cada vez mais fácil em aproveitar as vantagens oferecidas.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.