PIX atinge 50 milhões de chaves cadastradas, diz Banco Central

Após menos de três semanas da abertura de cadastro para as chaves Pix, milhões de brasileiros já realizaram a ação. A nova marca, segundo o registro do Banco Central (BC), foi de 50 milhões. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (22).

Banco Central confirma a marca de 50 milhões de chaves Pix cadastradas
Banco Central confirma a marca de 50 milhões de chaves Pix cadastradas (Imagem: Reprodução/Pixabay)

O processo de cadastro das chaves começou no dia 5 de outubro. Por meio dessa dela, a pessoa poderá unificar dados em um único código. A chave poderá ser feita a partir de do número de telefone, e-mail, CPF/CNPJ ou um número aleatório. Apesar das facilidades inclusas, o cadastro é opcional para as pessoas.

O sistema Pix tem sido o grande foco das instituições financeiras durante os últimos dias. Diversos bancos estão oferecendo promoções para que as pessoas escolham as respectivas empresas para efetuar o cadastro das chaves.

O lançamento oficial acontecerá dia 16 de novembro deste ano. A partir dessa data, a população poderá aproveitar diversas vantagens do sistema. Entre os benefícios, está a possibilidade de realizar uma transferência em até 10 segundos e com menor custo que as opções tradicionais.

Novas instituições cadastradas

Além disso, o Banco central confirmou ontem (22), em nota, que aprovou 762 instituições ao Pix. Entre estas, incluem os bancos, fintechs, financeiras e instituições de pagamentos.

Dessa totalidade, 629 foram de cooperativas de crédito. Outras 57 instituições de pagamento, 57 bancos, 11 sociedades de crédito e 7 sociedades de crédito direto também foram aprovados.

Com relação às instituições que desistiram do processo ou tiveram o pedido negado, houve 218. Dessa parcela, estão inclusas grandes marcas, como o Paypal e Citibank.

O processo de adesão do sistema no dia do lançamento foi encerrado no dia 16 de outubro. O resultado foi após a finalização da etapa cadastral e homologatória. O BC confirmou que reabrirá o processo, de forma definitiva, no dia 1 de dezembro deste ano.

Vale lembrar que o cadastro das chaves Pix, às pessoas físicas e jurídicas, é diferente do processo de inclusão para as instituições financeiras.

“A quantidade e a diversidade das instituições que estão aptas a ofertar o Pix reforçam o caráter aberto e universal do arranjo de pagamento, evidenciam a grande competitividade que o Pix traz ao mercado e demonstram o forte engajamento dos diversos agentes para a adoção do Pix”, relata.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.