PIX: Existe algum problema em cadastrar a mesma chave em duas instituições diferentes? Descubra

Em fevereiro deste ano, o Banco Central do Brasil (BC) anunciou o lançamento do Pix, um novo e moderno sistema que permite a realização de pagamentos em tempo real e de forma gratuita. Mas o que pode acontecer caso seja feito o cadastro da mesma chave Pix em mais de uma instituição? Confira logo abaixo.

PIX: Existe algum problema em cadastrar a mesma chave em duas instituições diferentes? Descubra
PIX: Existe algum problema em cadastrar a mesma chave em duas instituições diferentes? Descubra (Imagem: Reprodução/Google)

O que é o Pix?

Estabelecido através do comunicado nº 32.927, de 21 de dezembro de de 2018 do BC e após ter sido atualizado pelo comunicado n° 34.085 de 28 de agosto de 2019, o Pix possibilita que pagamentos e transferências de dinheiro sejam efetuadas rapidamente e com facilidade, através de QR Code.

Transações efetuadas pela ferramenta, mesmo que sejam de diferentes bancos, irão demorar em torno de 10 segundos. Vale ressaltar que o processo é totalmente digital, e as transações podem ser feitas entre pessoas, empresas e órgãos públicos.

Chaves Pix

As chaves são uma espécie de endereço da sua conta, que descartam a necessidade de compartilhar dados bancários e pessoais para fazer as transações.

Existem 4 possibilidades de cadastro da chave Pix:

  • CPF ou CNPJ
  • Número de celular
  • E-mail
  • Chave aleatória

Além disso, será possível usar pelo menos três chaves:

  • Número de celular
  • Endereço de e-mail
  • CPF ou CNPJ (se for empresa)

O que acontece caso cadastrem a mesma chave PIX em duas instituições? 

Existe a possibilidade de efetuar o cadastro do Pix em diferentes instituições bancárias. Porém, não é possível fazer o uso da mesma chave para mais de um banco

Em cada conta, é possível fazer o cadastro de até 5 chaves diferentes, porém não há a possibilidade de usar a mesma chave para cadastrar outra conta.

Um exemplo é se você utilizou o CPF vinculado a uma determinada conta corrente. O mesmo CPF não poderá ser cadastrado em outro banco. Nesta outra conta, você deve usar o número de celular, ou o e-mail para fazer o cadastro.

Há como vincular todas as suas chaves, sendo o CPF, número de celular e o seu e-mail, a uma mesma instituição bancária, tornando possível o uso de qualquer uma das maneiras para efetuar um pagamento nesta conta.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!