IPVA MT 2020: Motoristas com veículos de placa com final 6 e 7 possuem desconto de 3 a 5% no tributo

Os proprietários de veículos que possuem placas com o final 6 e 7 vão poder realizar o pagamento com desconto do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em relação ao exercício 2020, até o dia 23 de novembro. Após ter passado esta data, até o dia 30 de novembro, os contribuintes podem fazer o pagamento do imposto de forma integral ou parcelada, porém sem direito ao desconto ofertado.

 IPVA MT 2020: Motoristas com veículos de placa com final 6 e 7 possuem desconto de 3 a 5% no tributo
IPVA MT 2020: Motoristas com veículos de placa com final 6 e 7 possuem desconto de 3 a 5% no tributo (Foto: Google)

As placas que possuem o final 6 e 7 iriam vencer no mês de abril, mas o Governo de Mato Grosso adiou a data de vencimento do tributo a fim de diminuir os impactos financeiros que foram causados pela pandemia do Covid-19, iniciada em março.

Segundo o calendário publicado pela Secretaria de Fazenda (Sefaz), os contribuintes que efetuarem o pagamento do tributo em cota única terão 5% de desconto até o dia 10 e 3% até o dia 23. Após o dia 30 de novembro, o IPVA precisará ser pago integralmente e com correção monetária, juros e multas. 

Os contribuintes também terão a possibilidade de optar pelo parcelamento do tributo em duas parcelas. Para que possua validade, é preciso que a primeira parcela seja quitada dentro do mês de vencimento, portanto, até o dia 30 de novembro. 

A guia para realizar o pagamento do IPVA, chamada de Documento de Arrecadação (DAR-1/AUT), precisa ser emitida pelo próprio contribuinte através da internet, no site da Sefaz, na opção IPVA 2020.

O que é IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo de periodicidade anual o qual fato gerador é a mera propriedade do automóvel. 

O tributo é de responsabilidade dos estados e do Distrito Federal, sendo que estes entes federativos ficam com 50% dos valores arrecadados. Os outros 50% são voltados aos municípios onde os veículos são registrados, segundo a previsão existente na Constituição Federal.

Como consultar o IPVA online

Antes de efetuar o pagamento há como consultar o valor do IPVA 2020 pela internet. Para isso é preciso entrar na página do Detran do seu estado e digitar o número do RENAVAM, encontrado no documento do seu automóvel.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!