IPVA 2021 PR: Realize a transferência de créditos do Programa Nota Paraná e receba descontos no imposto

Desde o início deste mês, o contribuinte do estado do Paraná poderá transferir os créditos do Programa Nota Paraná para realizar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2021). O prazo para realizar o abatimento será até o dia 30 de novembro. Não há valor mínimo para a ação.

Realize a transferência de créditos do Programa Nota Paraná e receba descontos no IPVA 2021
Realize a transferência de créditos do Programa Nota Paraná e receba descontos no IPVA 2021 (Imagem: Divulgação/Agência de Notícias do Paraná)

Dependendo do valor transferido, o contribuinte poderá realizar o pagamento total ou parcial do imposto de 2021.

Vale lembrar que não será possível realizar o pagamento do imposto para terceiros. Ou seja, a transferência ocorrerá somente em veículos que sejam propriedade do contribuinte cadastrado.

Este sistema é interligado com o Detran/PR. Dessa forma, não será necessário preencher o número de placa e Renavam. Caso o veículo em questão não seja listado no site do Nota Paraná ou no aplicativo, o interessado poderá entrar em contato pelo número 0800-041-1528.

“É muito importante ficar atento para não perder o prazo”, destaca a coordenadora do programa da Secretaria da Fazenda do Paraná, a auditora fiscal Marta Gambini. Ela também ressalta que os créditos do programa são automaticamente cancelados após o prazo de 12 meses.

O Nota Paraná já disponibilizou mais de R$ 50 milhões em créditos para o IPVA desde 2016, quando foi lançado o programa. No ano passado foram concedidos R$ 15 milhões, com o total de 126.968 mil veículos cadastrados.

Como transferir o crédito?

Primeiramente, o contribuinte deverá acessar o site do Nota Paraná. Logo após, precisará preencher o login com CPF e senha. Em seguida, basta clicar na aba “Minha Conta Corrente” e selecionar a opção “Transferir crédito para pagamento de IPVA”.

Caso a pessoa ainda não tenha se cadastrado, será necessário realizar a ação na opção “cadastre-se”. Será solicitado o preenchimento de dados pessoais, como o nome completo, CPF, data de nascimento, CEP e endereço de e-mail para a criação da senha pessoal.

Outro benefício presente aos contribuintes é a possibilidade de participar de sorteios. Para isso, basta realizar a adesão no site.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.