Fuvest 2021 divulga métodos de prevenção contra a Covid-19 na aplicação da prova

O vestibular da Fuvest de 2021 já está com datas marcadas, e para prevenir a propagação do coronavírus, a organização do exame divulgou uma lista de diretrizes que serão adotadas para a aplicação mais segura da prova. As normas seguem as determinações sanitárias e legais vigentes para proteção dos candidatos inscritos. 

Vestibular 2021: Fuvest divulga novo cronograma para a realização do processo seletivo
Fuvest 2021 divulga métodos de prevenção contra a covid-19 na aplicação da prova  (Imagem: Reprodução Google)

Ao todo são 16 diretrizes que incluem regras como: disponibilização de álcool gel 70%; exigência do uso de máscaras; distanciamento social com manutenção de distância segura de 1,5 m.

Os locais de prova terão de ter ocupação máxima de 50% do limite de pessoas. As portas e janelas deverão ficar abertas. Demarcações vão limitar a área de fluxo de pessoas dentro dos prédios de aplicação dos exames.

Os colaboradores que irão trabalhar no dia da aplicação do exame receberão equipamentos como máscaras e protetores faciais.

“Nossos principais pilares são a preservação da saúde e a segurança de nossos candidatos e colaboradores. Nossos esforços estão voltados para minimizar os riscos e dar tranquilidade a todos nesse processo”, contou a diretora-executiva da Fuvest, Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno, em entrevista ao Jornal da USP.

Diretrizes do Fuvest 2021 

  1. Distanciamento social, com manutenção de distância segura de 1,5m entre os candidatos, entre os colaboradores e entre candidatos e colaboradores a todo o tempo. Exceto nas situações em que será necessária a proximidade entre colaboradores e candidatos (revista pessoal, identificação facial durante o exame).
  2. Demarcação de área de fluxo de pessoas de modo a se evitar aglomerações dentro do prédio de aplicação das provas.
  3. Ampliação do horário de abertura dos portões de acesso ao interior dos prédios. Tudo isso visando diminuir a aglomeração de candidatos do lado externo. 
  4. Redução da circulação de pessoas no prédio com a redistribuição dos candidatos em um número maior de locais de prova, garantindo que a ocupação predial não ultrapasse 50% do limite de pessoas em ocupação máxima.
  5. Exigência do uso de máscaras em todos os ambientes de aplicação de prova, por colaboradores e candidatos a todo tempo, exceto durante a alimentação, que será normatizada por tempo e pela quantidade máxima de pessoas que podem se alimentar simultaneamente (escalonamento) e durante o reconhecimento facial feito pela FUVEST. 
  6. Oferta de alimentos de baixa manipulação aos colaboradores, bem como recomendação similar aos candidatos.
  7. Fornecimento de equipamento de proteção individual (EPIs) aos colaboradores da FUVEST: máscara cirúrgica, protetores faciais e luva (durante contato com a prova) para minimizar o risco de transmissão do 7 SARS-CoV-2.
  8. Disponibilização de álcool gel 70% em todos os ambientes para a adequada higiene das mãos de colaboradores e candidatos, conforme recomendações do Ministério da Saúde.

Parte II

  1. Disponibilização de álcool liquido 70% e/ou hipoclorito de sódio 1PPM para limpeza e desinfecção de superfícies antes, durante e após a aplicação das provas, de acordo com a Nota Técnica 22/2020 da Anvisa.
  2. Adequado descarte do lixo conforme o disposto no Comunicado.
  3. Permanência de portas e janelas abertas. Com desligamento de aparelhos de ar condicionado, propiciando ventilação natural das salas em que as provas serão aplicadas.
  4. Estabelecimento de regras para o melhor uso de elevadores: reduzir a lotação máxima, manter o distanciamento mínimo necessário e orientar os funcionários e clientes a não conversarem dentro dos elevadores.
  5. Comunicação clara e efetiva com colaboradores, candidatos, escolas e cursinhos e sociedade em geral: produção de materiais de comunicação 13com explicações de fácil entendimento sobre a prevenção da COVID-19.
  6. Estabelecimento de uma equipe técnica para consultoria em saúde antes, durante e após o exame, para melhor planejamento dos protocolos de prevenção e saneamento de dúvidas durante a aplicação das provas.
  7. Monitorização das condições de saúde dos colaboradores da FUVEST.  Assim evitando que pessoas potencialmente contaminadas sejam vetores na 15 instituição ou durante a aplicação das provas;
  8. Envio do material de suporte e de provas em embalagens higienizadas e com o mínimo de manipulação humana possível. Para assim reforçar a segurança do exame e evitar contaminação do material a ser utilizado na aplicação.

Datas da prova

A prova da primeira fase será realizada no dia 10 de janeiro. Já as provas da segunda fase ocorrerão nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2021.