PIX começa a operar na próxima semana mas com horário reduzido; entenda

Apesar de que o sistema Pix tenha o lançamento marcado ao público, em geral, para o dia 16 de novembro, o Banco Central anunciou que abrirá semana que vem para alguns clientes. Dessa forma, algumas pessoas selecionadas pelas 762 instituições aprovadas poderão utilizar o recurso nos dias 3 a 15 de novembro.

Sistema Pix começa a operar na próxima semana para público restrito
Sistema Pix começa a operar na próxima semana para público restrito (Imagem: Markus Winkler/Unsplash)

Todas as funcionalidades já estarão disponíveis para esse grupo restrito de clientes. Quem tiver conta transacional nas instituições autorizadas poderá receber as transações, por meio da chave Pix ou por inserção manual de dados.

Essa conta transicional pode ser conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

“As instituições poderão executar todas as funcionalidades do Pix de forma gradual, com número reduzido de usuários, para que os clientes comecem a se familiarizar com a novidade”, aponta Carlos Eduardo Brandt, chefe adjunto no Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro, do BC.

Apesar de ser uma fase prévia do lançamento, as movimentações acontecerão de fato. Com isso, as pessoas autorizadas a utilizarem o Pix, a partir da semana que vem, poderão movimentar quantias para contas pessoas diversas.

O chefe de divisão no BC, Breno Lobo, afirma que “mesmo clientes que nunca ouviram falar do Pix, poderão ser surpreendidos no dia 3”.

“Pode ser que um cliente receba um valor legítimo na sua conta, caso algum conhecido ou devedor seja um dos clientes selecionados para integrar o período de operação restrita e escolha fazer o pagamento com Pix”, continua.

Horário de funcionamento

O sistema Pix terá o funcionamento com as funcionalidades de forma completa, no entanto, em horários reduzidos. Confira:

  • De forma geral: das 9h às 22h;
  • Nas quintas-feiras (dias 5 e 12 de novembro): das 9h às 24h;
  • Nas sextas-feiras, (dias 6 e 13 de novembro): das 0h às 22h.

O BC ressalta que a opção “Pix” estará disponível para esse grupo restrito. No entanto, o cliente precisa estar ciente de precisar ou não atualizar o aplicativo da instituição financeira ou de pagamento.

Após esse período, a partir do dia 16, todos os clientes poderão realizar pagamentos e recebimentos. Além disso, o funcionamento acontecerá 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.