Apesar do cenário de dificuldade financeira enfrentado por diversas empresas globais, a Amazon tem se destacado positivamente durante a fase de pandemia da covid-19. Segundo os resultados do terceiro trimestre, divulgados nesta quinta-feira (29), houve recorde de lucro da companhia.
Por conta do aumento de compras online, devido à restrição social, a Amazon teve resultados acima dos estimados por analistas. O lucro líquido foi de US$ 6,3 bilhões. Este número foi o triplo do apontado no terceiro trimestre de 2019 —quando havia sido de US$ 2,1 bilhões.
Com relação à receita, o crescimento foi de 37% a mais que o mesmo período do ano anterior. O resultado mais recente é de US$ 96,1 bilhões. Em 2019, o valor foi de US$ 70,0 bilhões.
Conforme houve aumento de demanda, a empresa contou com a contratação de 400 mil pessoas pelo mundo. Com exceção dos funcionários temporários, a Amazon tem 1.125.300 pessoas na equipe.
Destaque para o serviço em nuvem
Outro resultado positivo apontado pela empresa foi com relação à divisão de computação em nuvem, a Amazon Web Services (AWS). A alta foi de 29% em relação ao mesmo período de 2019. Com isso, a quantia recente é de US$ 11,6 bilhões.
Prime Day
Mais um destaque citado pelo relatório da empresa foi o Amazon Prime Day, que aconteceu nos dias 13 e 14 de outubro. Por meio dela, os assinantes puderam encontrar milhares de produtos com descontos especiais. Houve a participação de 19 países este ano.
Projeção para este ano
Para o quarto trimestre deste ano, a Amazon espera atingir o valor de vendas entre US$ 112 bilhões e 121 bilhões. Com isso, o aumento seria de 28% a 38%, comparado ao terceiro trimestre de 2019.
Já em relação à receita operacional, a previsão está entre US$ 1 bilhão e US$ 4,5 bilhões. No último trimestre do ano passado, a quantia registrada foi de US$ 3,9 bilhões.
“Estamos vendo mais consumidores do que nunca fazendo compras antecipadas por seus presentes de Natal. Esse é um dos sinais de que teremos uma temporada de final de ano sem precedentes”, afirma Jeff Bezos, CEO da Amazon.