Finados: Saiba se os postos do Detran-SP e Poupatempo vão funcionar no feriado da próxima segunda

Em razão do feriado nacional de Finados, na próxima segunda-feira (2), alguns serviços públicos em órgãos estaduais mudarão sua grade de funcionamento. Veja como ficam os horários programados para o Detran-SP e o Poupatempo.

O Poupatempo e o Detran-SP oferecem serviços online durante o feriado de Finados nesta próxima segunda-feira (2) (Imagem: Reprodução/Google)

Nesta segunda (2), os postos do Detran-SP e Poupatempo estarão fechados em todo o estado. Na terça-feira (3), após o feriado, o funcionamento volta ao horário normal de cada unidade. Vale lembrar que estes órgãos oferecem serviços online durante o feriado e também em função da pandemia da covid-19.

O cidadão que precisa realizar algum serviço presencial em uma das unidades do Poupatempo após o feriado, deve agendar data e hora através do portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo Poupatempo Digital.

Buscando garantir a segurança dos cidadãos e colaboradores e evitar aglomerações, o Poupatempo retomou as atividades presenciais com ajuste na capacidade de atendimento em cada unidade.

Neste momento, documentos que necessitam de serviços presenciais, como solicitações de RG e da primeira habilitação, por exemplo, são priorizados para serem concluídos.

O acesso aos postos é controlado e não é permitida entrada de acompanhantes, exceto em caso de crianças, idosos ou pessoas com deficiência. O uso de máscaras de proteção é obrigatório, assim como a medição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel na entrada de cada unidade.

Reforçando o distanciamento entre as pessoas, os números de bancos de espera foram diminuídos com sinalizações, marcações foram inseridas no chão e há varias placas e faixas com orientações por toda a sede.

Todas as informações, endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br ).

23 anos de Poupatempo

Na terça-feira passada (20), o programa Poupatempo comemorou 23 anos de atendimento à população. Desde a inauguração, em 1997, foram prestados 605 milhões de serviços públicos, sendo 7,3 milhões somente neste ano.

Gerenciado pela Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo –, o Poupatempo conta atualmente com 75 unidades físicas, e até 2022, serão 340 em todo o estado. Todos os serviços do Detran – SP foram incorporados e, durante os próximos dois anos, as unidades de atendimento do órgão estadual de trânsito serão transformadas em postos Poupatempo.

“Com o plano de expansão do programa, anunciado em agosto deste ano, além de expandir a capilaridade do atendimento para um número maior de municípios, o Poupatempo mantém o processo de digitalização, atendendo aos anseios de uma sociedade que cada vez mais busca pelas facilidades do digital”, explicou André Arruda, presidente da Prodesp.