Adição de categoria da CNH ganha serviço na internet com mais rapidez; veja como fazer

Motoristas de São Paulo passam a contar com novos serviços virtuais. Nessa semana, o Detran SP informou que agora é possível adicionar a opção de adição ou mudança de categoria da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O procedimento vem sendo feito pela internet e exige uma série de normas que levam em consideração as leis de trânsito nacionais. Abaixo, saiba os detalhes.  

Adição de categoria da CNH ganha serviço na internet com mais rapidez; veja como fazer (Imagem: Google)
Adição de categoria da CNH ganha serviço na internet com mais rapidez; veja como fazer (Imagem: Google)

Se você está com uma categoria em sua CNH e deseja altera-la ou adicionar alguma outra fique atento. Agora é possível fazer isso pela plataforma digital do Poupatempo , ou pelo aplicativo Poupatempo Digital. 

O novo serviço foi autorizado pelo Detran SP e tem validade imediata, após a conclusão das etapas abaixo.  

Como solicitar a transição  

Para ter acesso as novas modalidades, basta se conectar nas páginas informadas acima e solicitar a mudança.

Entretanto, só poderá ser liberada a adição dos motoristas que tenham no mínimo 21 anos (para as categorias D e E), apresentem o documento da CNH em situação regular, não pode ainda ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses. 

Estando dentro dessas regras, o condutor ainda é chamado para realizar um exame toxicológico. Depois ele deverá passar por uma avaliação de aptidão física e mental. No caso dos motoristas de ônibus e demais atividades trabalhistas é preciso fazer ainda uma avaliação psicológica.  

Depois de ser finalizadas todas as etapas acima, será preciso ainda que o solicitante se matricule em um Centro de Formação de Condutores (CFC) que ofereça o curso prático para o veículo registrado e por fim fará o exame prático. 

Demais serviços feitos pela internet  

Além de adicionar uma nova modalidade a CNH, a página digital permite também que os motoristas façam a inclusão do aviso EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH. Nesse caso, o titular deverá passar por um exame médico e psicológico com um profissional registrado pelo Detran.  

Por fim, o Detran.SP está permitindo ainda que os motoristas solicitem alterações de dados da CNH como o endereço (desde que seja dentro do mesmo município) e alteração do nome do pai e RG. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.