Adição de categoria da CNH ganha serviço na internet com mais rapidez; veja como fazer

Motoristas de São Paulo passam a contar com novos serviços virtuais. Nessa semana, o Detran SP informou que agora é possível adicionar a opção de adição ou mudança de categoria da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O procedimento vem sendo feito pela internet e exige uma série de normas que levam em consideração as leis de trânsito nacionais. Abaixo, saiba os detalhes.  

Adição de categoria da CNH ganha serviço na internet com mais rapidez; veja como fazer (Imagem: Google)
Adição de categoria da CNH ganha serviço na internet com mais rapidez; veja como fazer (Imagem: Google)

Se você está com uma categoria em sua CNH e deseja altera-la ou adicionar alguma outra fique atento. Agora é possível fazer isso pela plataforma digital do Poupatempo , ou pelo aplicativo Poupatempo Digital. 

O novo serviço foi autorizado pelo Detran SP e tem validade imediata, após a conclusão das etapas abaixo.  

Como solicitar a transição  

Para ter acesso as novas modalidades, basta se conectar nas páginas informadas acima e solicitar a mudança.

Entretanto, só poderá ser liberada a adição dos motoristas que tenham no mínimo 21 anos (para as categorias D e E), apresentem o documento da CNH em situação regular, não pode ainda ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses. 

Estando dentro dessas regras, o condutor ainda é chamado para realizar um exame toxicológico. Depois ele deverá passar por uma avaliação de aptidão física e mental. No caso dos motoristas de ônibus e demais atividades trabalhistas é preciso fazer ainda uma avaliação psicológica.  

Depois de ser finalizadas todas as etapas acima, será preciso ainda que o solicitante se matricule em um Centro de Formação de Condutores (CFC) que ofereça o curso prático para o veículo registrado e por fim fará o exame prático. 

Demais serviços feitos pela internet  

Além de adicionar uma nova modalidade a CNH, a página digital permite também que os motoristas façam a inclusão do aviso EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH. Nesse caso, o titular deverá passar por um exame médico e psicológico com um profissional registrado pelo Detran.  

Por fim, o Detran.SP está permitindo ainda que os motoristas solicitem alterações de dados da CNH como o endereço (desde que seja dentro do mesmo município) e alteração do nome do pai e RG. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA